Luzes e cores na decoração de Natal do Recife
A Prefeitura do Recife encheu o Recife Antigo, ontem, de luzes, cores e atrações convidando a população a celebrar o fim do ano. A programação começou cedo, a partir das 8h, com as atividades gratuitas do Recife Antigo de Coração, seguiu com inauguração da decoração natalina, às 18h, e da cantata na Caixa Cultural. E só terminou depois das 20h, numa animada ciranda, com show de Lia de Itamaracá, na Rio Branco.
Um carrossel deu mais encantamento à estreia do Ciclo Natalino. E a decoração preparada pela Prefeitura do Recife foi inaugurada com apresentação da Orquestra Anjo de Luz e queima de fogos.
Uma árvore de natal de 14 metros de altura é a principal atração da decoração e está localizada entre o Cais da Alfândega e a Ponte Giratória, oferecendo à população diversos ângulos de contemplação e uma novidade: pela primeira vez, será possível atravessar a árvore, passando por dentro de sua luminosa estrutura.
Outras 30 árvores brancas com pouco mais de um metro de altura e iluminação interna colorida formarão um bosque interativo na Rio Branco e no Cais da Alfândega, onde as pessoas poderão tirar fotos e passear. Na Alfândega, as árvores ficarão na calçada oposta ao rio, inaugurando novos recantos natalinos no pátio da Igreja Madre de Deus.
Na calçada que margeia o rio, as luzes formarão uma cerca que servirá de moldura e reflexo para as águas que atravessam as paisagens e o cotidiano do bairro histórico. Este ano, o tradicional presépio esculpido em barro, que reproduz a clássica cena do nascimento de Cristo, ficou na Rio Branco, onde também foi montado o palco para apresentações de pastoris e demais atrações natalinas. Tanto lá quanto no Cais da Alfândega, árvores e até os postes receberam cores e flores para celebrar o ciclo. Pelo quinto ano consecutivo, as arquitetas Fabiana Ramalho e Corinthians Lebsa, da Gerência Geral de Arquitetura e Engenharia da Fundação de Cultura Cidade do Recife, assinam o projeto.