{{channel}}
Triatleta pernambucano morre no México durante campeonato de Iroman
O triatleta pernambucano e empresário Paulo Pereira, 42 anos, morreu na manhã do último domingo (24), durante uma competição de Ironman, que estava sendo realizada nas Ilhas Cozumel, em Cancún, no México. Segundo informações de amigos, Paulo passou mal logo após entrar na primeira fase da competição, a natação, que estava sendo realizada na Marina Fonatur. Ele pediu ajuda a um assistente da competição a cerca de 150 metros da largada e foi resgatado e levado para o Hospital Costamed ainda com vida. Poucos minutos após dar entrada na clínica e depois de várias tentativas de reanimação, Paulo veio a óbito devido a um infarto.
O corpo do empresário deve sair do México nesta terça-feira (26) e chegar ao Recife na manhã da quarta-feira (27). Parentes e amigos ainda não divulgaram onde será realizado o velório e o enterro de Paulo. O triatleta estava na companhia de dois amigos, que largaram antes dele na prova de nado, e só vieram a ter notícia sobre seu estado de saúde durante a fase do ciclismo, quando foram avisados pela equipe da competição. Os dois abandonaram a prova para tentar socorrer o amigo, mas Paulo tinha ido a óbito. A esposa de Paulo, Mariana Lira, viajou a Cancún para acompanhar o traslado do corpo do marido.
Segundo o amigo e parceiro de esporte, Herman Dantas Neto, Paulo já tinha participado de pelo menos seis provas de Ironman durante sua vida. Em cada competição, o atleta precisa superar três provas, que são 3,8 km de natação, 180km de ciclismo e 42km de corrida. “Ele era um cara experiente, preparado e fazia pelo menos três check-ups por ano, um antes de cada grande competição que participava. Há menos de um mês, ele havia feito todos os exames, inclusive do coração. Não fumava e não bebia. Foi uma fatalidade e não um descuido”, disse Herman, que fazia o treino de bike com o amigo.
Além dos seis Ironmans, Paulo também já tinha participado de dez competições de Meio Ironman, além de outra dezena de provas de triathlon. “Eu também não acredito que ele tenha extrapolado a frequência cardíaca porque ele passou mal 150 metros depois de ter pulado na água. Ainda estava no início da prova de natação, o coração dele ainda estava aquecendo. Ele só desmaiou quando subiu no bote de salvamento”, contou Herman. Paulo participava na categoria 40 a 44. No Ironman Cozumel, cerca de 2,1 mil atletas participaram da competição.
Paulo Pereira iniciou a competição por volta das 7h40 e o Ironman México postou em suas redes sociais uma nota de pesar às 17h30 do domingo. No momento da postagem, inclusive, a competição, que pode durar até 17 horas seguidas, ainda estava em andamento. “Com profunda tristeza confirmamos o falecimento de um participante do Ironman Cozumel. O atleta exigiu cuidados médicos durante a fase de natação do evento realizado no dia de hoje e foi transferido para um hospital próximo onde foi atendido. Unimos-nos à pena dos familiares e amigos do atleta e continuaremos a oferecer-lhes apoio nestes momentos difíceis. O bem-estar dos nossos atletas é sempre prioridade pelo que continuamos a trabalhar em conjunto com as autoridades para proporcionar um ambiente seguro para todos os concorrentes. Em respeito à família e à privacidade do atleta não teremos mais comentários para o momento”, informou a nota.
No Instagram, Herman Neto disse que Paulo se foi fazendo o que ele mais gostava. “Hoje papai do céu levou para perto dele uma das pessoas com o maior coração que já tive a oportunidade de conviver. Ele se foi fazendo o que mais gostava e avisou: ‘esse é o mar mais lindo que já vi na vida, se eu não sair da natação é por que fiquei admirando os peixinhos’. Paulinho, você estará para sempre em nossos corações. Te amo”, lamentou o amigo.