{{channel}}
Óleo chega à praia do Pilar, em Itamaracá, e Pau Amarelo, em Paulista
Itamaracá é a segunda cidade do litoral Norte atingida pelo óleo. Pessoas já começaram a fazer a limpeza da areia desde as primeiras horas da manhã. Em Itamaracá, as manchas de óleo atingiram 1,425 quilômetros das praias do Pilar e de Jaguaribe.
O trabalho de limpeza é feito por 60 reeducandos da Penitenciária Agro Industrial São João, em Itamaracá, além de 20 homens da Marinha, funcionários municipais e alguns voluntários. À tarde, há previsão de chegada de mais 50 homens do Exército. A Defesa Civil de Carpina está ajudando com a limpeza em Itamaracá. Muitos moradores de Carpina tiram férias na Ilha.
Segundo o secretário municipal de Meio Ambiente de Itamaracá, Clóvis Barreto, as partículas de óleo não são grandes, mas a limpeza também é trabalhosa porque exige que a areia seja peneirada. Ele disse, ainda, que a prefeitura tem um grupo de Whats'App onde a população pode informar sobre ocorrências no litoral.
Em Pau Amarelo, a maré alta prejudicou a retirada das manchas de óleo, registradas nas pedras de contenção do mar. O Exército deve permanecer no local ao longo da noite e madrugada para retirada do material no momento da maré baixa. "As manchas de óleo chegaram muito fragmentadas e estão espalhadas na orla e nas pedras. Vamos esperar a maré baixar para continuar a limpeza", disse Hebert de Souza Andrade, gestor ambiental da Prefeitura de Paulista.
Duas empresas de gerenciamento de resíduos perigosos estão em operação de coleta e transporte do produto. Nesta quarta-feira, além do Janga, foram atingidas a Ilha do Amor (Cabo de Santo Agostinho) e Barra de Jangada (Jaboatão dos Guararapes).
.