Vida Urbana

Unicap inaugura escola de engenharia com estilo de ensino diferente

Escola fica no casarão onde Unicap começou. Foto: Tarciso Augusto/Esp. DP

No caso da graduação, inédita no país, será ensinada engenharia de forma generalista e o aluno aprenderá de forma prática a aplicação dos conceitos através da resolução de problemas reais de empresas parceiras. O curso já está disponível na inscrição do vestibular 2020.1 da Unicap. As atividades efetivas da escola internacional começarão em fevereiro de 2020, com a formação da primeira turma.

A cerimônia de abertura foi realizada no casarão onde começou a Unicap na década de 1940. É lá que ficará o Pavilhão Maker, espaço dos novos curso e pós-graduações. Participaram da solenidade a governadora em exercício de Pernambuco, Luciana Santos, o prefeito do Recife, Geraldo Julio, o reitor da Unicap, padre Pedro Rubens, e o presidente do Icam, François Bouvard.

“Quando uma empresa vem para o Brasil, encontra dificuldades em achar um engenheiro com formação completa. O profissional brasileiro é especializado apenas em um assunto, já o francês é geral. Aqui, há uma mistura desses dois estilos. Nós criamos uma metodologia realmente inovadora para ensinar engenharia no mundo”, explica François Bouvard.

Presidente do Icam, François Bouvard, conversa com o reitor da Unicap, padre Pedro Rubens. Foto: Tarciso Augusto/Esp. DP

O estilo tradicional de ensino, com sala de aula e uma disciplina por vez não tem espaço na nova escola. “As disciplinas serão ensinadas de forma integrada, dentro desse mesmo espaço. Enquanto tem um grupo discutindo um assunto, em outra parte do casarão há outra turma conversando sobre outro tema”, comenta o reitor da Unicap, o padre Pedro Rubens. “Nessa metodologia ativa, o estudante aprende com os colegas, com as disciplinas, com os problemas reais das empresas”, acrescenta.

A parceria com o instituto francês veio de uma busca da Unicap por um diferencial no curso de engenharia. “Pernambuco tem 30 cursos hoje, e todos propõem a mesma coisa. Então quisemos mudar o método, a proposta. E o Icam tem essa experiência com ideias novas”, conclui o reitor.

Inscrições para curso de engenharia da complexidade já estão abertas. Foto: Tarciso Augusto/Esp. DP

“O Pavilhão Maker mostra a sintonia da Unicap com a política educacional da prefeitura. Nós já inauguramos seis laboratórios com espaços maker e queremos que todas as nossas escolas tenham esse tipo de espaço”, comentou o prefeito do Recife, Geraldo Julio.

Leia a notícia no Diario de Pernambuco
Loading ...