{{channel}}
Próxima semana começam os festejos do padroeiro de Olinda. Veja programação

Começam neste sábado (3), as comemorações da data que marca o dia do Santíssimo Salvador, titular da Catedral Metropolitana e padroeiro da cidade de Olinda. Na programação, estão missas, procissão e projeção mapeada com imagens, luzes e sons na faixada da Igreja da Sé, no Sítio Histórico da cidade.
Sábado, às 19h, concelebração eucarística presidida pelo bispo auxiliar da Arquidiocese de Olinda e Recife, dom Limacêdo Antônio da Silva. No domingo, (4), a festividade segue com a concelebração eucarística, às 9h, presidida pelo cura da Catedral, Monsenhor José Albérico Bezerra de Almeida, que na ocasião celebra 35 anos de vida sacerdotal.
Já na segunda-feira, dia 5, às 19h, concelebração eucarística presidida pelo vigário geral da Arquidiocese de Olinda e Recife e pároco da Igreja Nossa Senhora de Fátima de Bairro Novo, monsenhor Lino Rodrigues Duarte.
Na terça-feira, dia 06 de agosto, feriado municipal de Olinda, solene concelebração eucarística, presidida pelo arcebispo metropolitano de Olinda e Recife, dom Antônio Fernando Saburido, às 16h. Logo em seguida, uma procissão com um andor que irá trazer a imagem do Santíssimo Salvador, que está presente no altar da Igreja da Sé, e que representa Jesus Cristo segurando o globo terrestre, tendo um cruz fincada no centro.
O cortejo irá percorrer as ruas Bispo Azeredo Coutinho, do Amparo, Bernardo Vieira de Melo, São Bento, 27 de Janeiro, com encerramento em frente a Matriz São Pedro Mártir de Verona, na mesma cidade.
Durante as quatro noites dos festejos, uma projeção mapeada com imagens, luzes e sons, entre eles a logo e o hino do XVIII Congresso Eucarístico Nacional que será realizado no Recife, Olinda e São Lourenço da Mata entre os dias 12 e 15 de novembro de 2020.
Dia 06 de agosto marca a transfiguração de Jesus Cristo, numa aparição resplandecente para os apóstolos Pedro, Tiago e João, no alto de uma montanha, conforme descrito nos evangelhos de Mateus 17,1-13; Lucas 9,28-36; Marcos 9,2-8 e na segunda epístola de São Pedro 1, 16-18.
A Sé de Olinda foi anunciada como catedral da então Diocese de Olinda em 16 de novembro de 1736, tendo como titular São Salvador do Mundo. As celebrações foram retomadas em 1978, e este ano celebra 41 anos de festa em honra ao Santíssimo Salvador.