Vida Urbana

Corpus Christi: escolas da rede estadual mantêm a tradição da confecção de tapetes

Foto: Pedro Menezes/Divulgação.

Na ocasião, a unidade de ensino mobilizou escolas municipais, estaduais, paróquias e a comunidade local para realizar uma prática comum nesta data: a confecção de tapetes temáticos. Mais de 150 metros da arte foram confeccionados pelas ruas da cidade por onde passa a procissão com o Santíssimo Sacramento.

A escola promove a atividade desde 2013, quando sentiu a necessidade de desenvolver um projeto pedagógico interdisciplinar que integrasse unidade de ensino e sociedade. Dessa forma, sistematizou o projeto, tendo como mote o componente curricular da arte. A Erem  Manoel Guilherme da Silva foi responsável pela confecção de tapetes de Corpus Christi na cidade.

Na produção, o importante era a criatividade, uma vez que os desenhos dos tapetes foram desenvolvidos na escola durante as aulas de arte, discutindo não só a importância da cultura para a sociedade, mas também desenvolvendo a veia artística dos estudantes. Para compor os tapetes, os alunos usaram pó de serra, areia, sal e materiais recicláveis. Para garantir as cores vivas, foram utilizados pigmentação, em pó e líquida, com um pouco de água, para tingir os materiais. Cada peça produzida teve a orientação e supervisão de professores.

Foto: Pedro Menezes/Divulgação.

A ação ainda teve a finalidade de ampliar o conhecimento dos alunos sobre a diversidade religiosa na cidade. Ruan Cristovam, 17 anos, participa das atividades desde o primeiro ano do ensino médio. "Fora a igreja, a nossa escola foi a pioneira aqui na cidade a desenvolver esse tipo de projeto. Então, a gente fica muito feliz de envolver outras escolas, nossos familiares e a comunidade. A cada ano que passa, é uma etapa diferente com uma experiência nova", disse.

Outras produções

No município de Salgadinho, os estudantes da Erem Carlos Soares da Silva também confeccionaram tapetes temáticos. Tradição celebrada desde 2011, em parceria com a comunidade e a Paróquia Nossa Senhora das Dores, a data foi lembrada com mensagens de paz, esperança e fé.

Nas imagens produzidas pelos alunos, a reprodução de cálices, mosaicos estilo Bizantino, anjos e pomba da paz. Os elementos fazem referência aos símbolos do cristianismo e demarcam o caminho a ser seguido pela procissão conduzida pelo pároco da comunidade.

Outras escolas da rede estadual também celebraram a data, como a Escola Cônego Fernando Passos; Escola Ana Faustina; Erem Professora Marilene Chaves de Santana; Erem Carlos Soares; Erem Padre Guedes; Escola Mariana Ferreira; Erem Cônego Alexandre; Erem José Carlos Dias e Erem de Tamandaré.

Leia a notícia no Diario de Pernambuco
Loading ...