{{channel}}
Girador de Peixinhos troca lixo por jardim

Jogar lixo na rua é proibido por lei e pode trazer prejuízos para o infrator. Pensando nisto, a Prefeitura de Olinda intensificou as ações para coibir o descarte de entulho em via pública, aplicando multas que variam entre R$ 500 e R$ 2 mil e, em caso de descarte a partir de automóvel, apreensão do veículo utilizado pelo transgressor.
Obedecendo aos critérios que atendem ao Projeto Cidade Limpa, um trabalho conjunto de revitalização vem mudando o aspecto do cruzamento das avenidas Pan Nordestina e Presidente Kennedy. Os entulhos que ficavam no trecho abaixo dos viadutos, no girador de Peixinhos, foram retirados para dar lugar a um jardim. No local, as equipes da Secretaria Municipal de Infraestrutura fazem o trabalho de limpeza e pintura dos meios-fios, reparação das calçadas e desobstrução as linhas d´água e galerias.
Com relação ao trecho da altura do cruzamento da rodovia PE-15 com a Avenida Chico Science, nos Bultrins, a Prefeitura diz estar dialogando junto ao Departamento de Estradas de Rodagem (DER) e o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) para que, juntos, deem um destino ao material descartado.
A administração do município alerta, ainda, que os moradores que promovem reformas em suas residências e os estabelecimentos comerciais precisam ter o cuidado de descartar suas sobras. Em caso de descarte realizado por condutores de veículos, a população está convidada a denunciar a infração acionando a Guarda Municipal, pelo número 153, ou a Secretaria de Transportes e Trânsito, através do 3305.1021.
Em alguns casos, a Guarda Municipal faz o rastreamento da placa do carro do responsável pelo descarte clandestino para emitir a multa. O trabalho é feito em parceria com a Diretoria de Limpeza Urbana da cidade.