{{channel}}
Faltando 145 dias para o Enem 2019, veja o que esperar do exame

Neste ano, as provas do Enem serão aplicadas nos dias 3 e 10 de novembro, dois domingos consecutivos. O Enem tem 180 questões de múltipla escolha, divididas entre as áreas de linguagens, ciências humanas, ciências da natureza, matemática e redação. Com peso importante na nota final, a redação deve ser priorizada por todos os candidatos.
Nas 21 edições realizadas, o Enem já recebeu cerca de 100 milhões de inscrições. A prova avalia o desempenho do estudante em linguagens, matemática, ciências da natureza, ciências humanas e edação. O exame viabiliza o acesso à educação superior – por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), Programa Universidade para Todos (Prouni) e instituições portuguesas – e a programas financiamento e apoio estudantil, via Financiamento Estudantil (Fies). Os dados do Enem também permitem a autoavaliação do estudante, o desenvolvimento de estudos e a análise de indicadores educacionais.
Em entrevista ao Diario no mês de maio, o professor Fernandinho Beltrão, da Academia de Estudos, falou sobre a expectativa para o Enem 2019.
Confira entrevista com Fernandinho Beltrão:
Outubro 2019
Data a confirmar
Divulgação do cartão de confirmação, com os locais de prova
Novembro 2019
Dia 3
Aplicação das provas de linguagens, códigos e suas tecnologias; redação e ciências humanas e suas tecnologias
Dia 10
Aplicação das provas de ciências da natureza e suas tecnologias e matemática e suas tecnologias
Dia 13
Publicação dos gabaritos e dos cadernos de questões
Janeiro 2020
Data a confirmar
Resultados individuais
Março 2020
Data a confirmar
Resultados individuais dos treineiros
Data a confirmar
Divulgação da vista pedagógica da redação
Fonte: Inep