Vida Urbana

As habilidades socioemocionais no currículo da educação básica

Foto: Shutterstock.

A Base é um documento extremamente relevante para a qualidade da educação brasileira e traz como nova diretriz para as escolas a garantia do trabalho com as crianças para o gerenciamento das emoções, através de temáticas que estimulem as habilidades socioemocionais. Para as escolas, a médio e longo prazo, espera-se a formação de alunos com pensamento autônomo, visível redução da indisciplina e melhores índices de aprendizagem. A BNCC contempla com tanta ênfase o trabalho com tais habilidades que, dentre as dez competências gerais do documento, estão elencadas: a capacidade de resolver problemas, de trabalhar em equipe, de argumentar, de defender o seu ponto de vista, de respeitar o outro e de ser mais crítico, que são apontadas como as competências necessárias aos indivíduos do século XXI.

Das habilidades socioemocionais a serem trabalhadas com as crianças e adolescentes, destacam-se: a autoconsciência, a autogestão, a consciência social, as habilidades de relacionamento e a tomada de decisão responsável como precursoras daquilo que garantirá às crianças serem, no futuro, adultos de sucesso, de sucesso social, emocional, acadêmico e profissional, diga-se de passagem, exatamente nessa ordem.

Por fim, espera-se que, através desse trabalho contínuo nas escolas contemplando as habilidades socioemocionais, as crianças adquiram a persistência na resolução de tarefas desafiadoras, que saibam buscar ajuda, mas que consigam distinguir quando, de fato, precisam dessa ajuda e que sejam atenciosas em suas ações, pois essas atitudes serão precursoras para o comprometimento, para a autoconfiança e para a empatia, habilidades comuns aos meios social, acadêmico e profissional.

*** Gerente pedagógica do Grupo Gênese de Ensino

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