Vida Urbana

Parque das Esculturas deve ser reformado neste ano

Sem manutenção, a exposição ao ar livre se deteriora. Foto: Tarciso Augusto/Esp. DP.

Desde o ano passado, entretanto, há uma perspectiva de recuperação do espaço específico onde ficam as esculturas. Um projeto de requalificação da área orçado em R$ 2 milhões e que foi inscrito em edital do Ministério do Turismo se encontra em fase de captação de recursos.

A secretária de Turismo, Esportes e Lazer do Recife, Ana Paula Vilaça, afirma que a prefeitura já captou uma emenda orçamentária. “Por motivos de contingenciamento do governo federal no ano passado, algumas emendas caíram, incluindo essa. Em seguida, conseguimos captação com o Ministerio das Cidades que não contemplava a iluminação cênica, de forma que estes recursos acabaram sendo destinados a melhorias no Cais da Aurora”, explica. Em outra frente de trabalho, o município busca emendas parlamentares. Ana Paula conta que, desde o início de 2019, alguns deputados têm direcionando suas ações para a questão e que o projeto foi inscrito junto à Celpe, que irá lançar um edital de eficiência energética e iluminação pública. “Muita coisa foi depredada. Independentemente destes recursos, iremos empreender algumas melhorias no segundo semestre, provalvemente em setembro, como recuperação das esculturas, dos portões e grades, enquanto perseguimos esta questão da iluminação”, afirma.

Além do levantamento do montante, o início das obras depende de um projeto de reestruturação da segurança no local, que envolve instalação de guaritas, cancelas e câmeras, bem como ações mais efetivas de policiamento. Ana Paula afirma que a secretaria já procurou uma articulação com a Guarda Municipal e a Policia Militar.

“Atualmente há rondas no local, mas esse policiamento deve ter ponto fixo”, reforça. O ponto depende da reforma das guaritas já existentes o que, segundo a secretária, é de responsabilidade do governo estadual. Em nota, a Secretaria de Turismo e Lazer do estado afirma que, a convite do Ministério Público, participou de reunião, no final de 2018, quando foi acertado que trabalharia em conujunto com a prefeitura na elaboração de um plano de manejo do Parque de Esculturas e no desenvolvimento de um novo projeto para a área. O órgão não respondeu sobre a recuperação das guaritas existentes.

A Polícia Militar informou que o patrulhamento de Brasília Teimosa, onde se localiza o Parque, é realizado pelo 19º BPM, que, em apoio à atuação da Prefeitura do Recife, aciona viaturas e motopatrulheiros que se revezam em rondas no local. O Gati também fica de sobreaviso para reforçar a segurança sempre que necessário. A PM destaca ainda que o comando do Batalhão, ultimamente, não tem recebido queixas, mas que está à disposição da comunidade e dos visitantes para denúncias e sugestões.

Turistas
Enquanto as obras não se iniciam, seja da parte de quem for responsável por ela, aos turistas fica a decepção. A técnica em enfermagem Deusenilda Botelho, 38, veio de Roraima a Pernambuco pela primeira vez e, apesar de encantada com a beleza das esculturas, percebe o quanto o local precisa de requalificação. “São problemas que poderiam ser consertados. Senti falta também de banheiros”, relata. Seu anfitrião, o militar Roberto Clemente, 27, é pernambucano, mas nunca havia estado no local. “É um espaço muito bonito, mas poderia haver um cuidado maior para que isto não acontecesse”, afirma.

Já o funcionário público Hélio Perrini, 46, voltou ao local depois de quatro anos para apresentá-lo ao filho Heitor, de 3, mas não pretende visitá-lo outra vez. “Aqui, podemos visualizar a completa ausência do poder público. Há sujeira, animais mortos, preservativos usados, mau cheiro, restos de drogas, muita bagunça.”

Para Herberto Branco, são os pescadores que ainda preservam o parqeu. “Aqui as embarcações param para fazer reparos. O local poderia ter movimentação maior se tivéssemos autorização para, por exemplo, uma pescaria comunitária”, sugere. 

Leia a notícia no Diario de Pernambuco
Loading ...