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Começam serviços de recuperação de pontes do Recife

"As duas pontes se destacam pelo estado crítico, passível de intervenção, por isso são mais emergenciais", disse Marília Dantas, diretora de Manutenção Urbana da Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb). Ambas serão interditadas parcialmente para a execução dos serviços. A PCR fez um diagnóstico a partir de uma vistoria. Também são prioritárias as pontes Motocolombo, Princesa Isabel, Giratória, Joana Bezerra e Joaquim Cardoso. As duas primeiras estão com o projeto executivo em andamento e até o final do primeiro semestre será lançada licitação para o início das obras. As demais estão em processo licitatório para contratar a elaboração do projeto de recuperação estrutural.
Na ponte do Derby, os serviços irão contemplar a recuperação dos tubulões, das travessas, transversinas e do tabuleiro da ponte, a substituição dos apoios, através de macaqueamento hidráulico (que possui a capacidade de 200 toneladas-força) e a pintura de proteção em todo serviço realizado. O custo será de R$ 5.528.128,01. A ponte da Torre passará pelo mesmo processo de recuperação da do Derby, uma vez que ambas apresentam características geométricas, estruturais e patológicas semelhantes, com vão central de 120 metros cada uma. O custo da obra na Torre será de R$ 5.586.186,36.
Há quatro anos, foi investido R1,5 milhão em recursos próprios na recuperação e reconstrução da ponte do Rio Tejipió. Já em 2018, o órgão concluiu a recuperação estrutural da ponte na Rua José C. Cosme, em Dois Unidos, intervenção que contou com a demolição da antiga estrutura e construção de uma nova em concreto. O serviço teve um custo de R$ 800 mil. A nova ponte com 16 metros de extensão, cruza o Rio Morno, no ponto localizado na Rua José C. Cosme. A estrutura foi projetada para a passagem de veículos nos dois sentidos, além de passeio para pedestres com guarda-corpo. Em função dos desgastes naturais dos materiais que compunham a antiga estrutura da ponte foi necessária a intervenção resgatando suas características iniciais.
De acordo com a Emlurb, todos os anos é feita a manutenção externa das pontes. Os serviços abrangem a pintura das estruturas, pequenos consertos nos elementos mais visíveis como guarda-corpo, vigas de bordo, iluminação e passeios. As ações também funcionam como uma camada de impermeabilização para o concreto, além de eliminar as pichações nas estruturas.
Para entender melhor, a Emlurb explica que tubulões são elementos estruturais de fundação profunda de concreto; travessas são vigas largas que abrigam a superestrutura da ponte;tabuleiro é o pavimento da ponte; e macaqueamento hidráulico é a utilização de macaco hidráulico, particularmente indicado para a execução de serviços de movimentação de peças ou estruturas (a exemplo do tabuleiro da ponte), em situações em que há a necessidade de aplicação de forças em cabos e barras.