° / °

Aprovados no SSA da UPE devem fazer matrícula nos dias 30 e 31 deste mês

O início das aulas está marcado para 25 de fevereiro

Por

Listão pode ser conferido na internet, pelo site da UPE. Foto: Camila Pifano/Esp.DP.
A Universidade de Pernambuco (UPE) divulgou nesta terça-feira (15) o listão com os nomes dos estudantes aprovados pelo Sistema Seriado de Avaliação (SSA). A matrícula para todos os aprovados interessados em ingressar na instituição deve ser feita entre os dias 30 e 31 deste mês. As matrículas podem ser feitas pela manhã, das 8h às 12h, e à tarde, das 13h às 17h. Os que não comparecerem serão automaticamente desclassificados.

A relação de candidatos que podem ser remanejados deve ser divulgada até o dia 21, de acordo com o edital do processo seletivo. A primeira lista de remanejamento será publicada em 12 de fevereiro pela UPE. Os estudantes que ingressarem pelo remanejamento devem fazer a matrícula no dia 15 de fevereiro. O início das aulas está marcado para 25 de fevereiro.

Confira aqui o listão do SSA 3

Os três primeiros colocados no sistema universal do processo seletivo, de ampla concorrência, foram Pedro Tenório Lemos (aluno do Colégio Santa Maria), no curso de medicina (campus Santo Amaro), com a nota 85,53, seguido por Antônio Duarte de Lima Neto (aluno do Colégio Damas), no curso de física de materiais (campus Benfica) com 85,20 e Pedro de Araújo Branco, também em medicina (campus Santo Amaro), que pontuou 84,07.

"Meu sonho é fazer computação, então ainda aguardo o resultado do Enem", disse o primeiro colocado, que, apesar do destaque, não pretende estudar medicina. O segundo lugar na ampla concorrência da UPE e aluno do Colégio Damas ressaltou que não abdicou de muitos momentos para estudar. "Temos que saber dosar. Não se pode viver só para isso", afirmou. O terceiro colocado disse que tinha uma rotina de estudos puxada, mas também encontrou horas para o descanso e lazer. "É a realização de um sonho", destacou.

Já no sistema de ações afirmativas, as cotas sociais, os aprovados que ficaram nas primeiras posições são todos do curso de medicina, no campus de Santo Amaro. Em primeiro lugar, aparece Luan Filipe Viana Saldanha, com 83,53. Na segunda colocação surge João Marcelo Tavares de Lyra Costa, com 82,33. Em terceiro lugar, Vitoria Maria Sales da Rocha, com 82,13, a única menina entre os seis primeiros colocados divulgados. Todos são estudantes da Escola de Aplicação da UPE. "Somos colegas de classe e, depois de termos vivido juntos a experiência do ensino médio, vamos realizar também juntos o sonho de cursar medicina", ressaltou Vitoria.

Entenda
O Sistema Seriado de Avaliação é composto por três fases. Antes de fazer o SSA 3, no terceiro ano do ensino médio, os estudantes participam das duas primeiras etapas do processo seletivo (SSA 1 e SSA 2), realizadas no primeiro e no segundo ano do ensino médio, respectivamente.

A nota para concorrer a uma vaga pelo SSA só é obtida ao concluir todo o processo, ou seja, ao fim do ciclo de três etapas. Para o cálculo da nota final, os resultados do SSA 1 e do SSA 2 são multiplicados por três. Já a nota do SSA 3 é multiplicada por quatro. Os resultados dessas três contas são somados e divididos por dez. Já o resultado dessa operação é a nota final do candidato com a qual ele concorre a uma vaga pelo Seriado.

Por ser composto por provas que dividem os conteúdos por série, feitas ao longo de três anos, e ter concorrência apenas entre alunos do ensino médio – ao contrário dos processos que usam a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), por exemplo, abertos para todo o país – o Sistema Seriado de Avaliação é considerado a forma mais fácil de ingressar no ensino público superior no estado. Para conseguir uma boa nota ao final do processo, os estudantes precisam ter conquistado índices de rendimento satisfatórios nas três provas.

LEIA MAIS: