Depois da maratona do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e da última fase do Sistema Seriado de Avaliação (SSA) da Universidade de Pernambuco (UPE), que aconteceram em novembro, chegou a vez de os estudantes do primeiro e do segundo anos do ensino médio terem os conhecimentos adquiridos ao longo do ano letivo testados no último processo seletivo de 2018 no sistema seriado. Neste domingo (2) e nesta segunda-feira, serão realizadas a primeira e a segunda etapas do Sistema Seriado de Avaliação, com 24.111 candidatos inscritos no SSA1 e 16.838 no SSA2.
Por ser composto por provas que dividem os conteúdos por série, feitas ao longo de três anos, e terem concorrência apenas entre alunos do ensino médio de Pernambuco – ao contrário dos processos que usam a nota do Enem, por exemplo, abertos para todo o país – o Sistema Seriado de Avaliação é considerado a forma mais fácil de ingressar no ensino público superior no estado. Para conseguir uma boa nota ao fim do processo, os estudantes precisam ter conquistado bons índices de rendimento nas três provas, ou seja, é preciso estar focado desde o primeiro ano do ensino médio. De acordo com professores e especialistas em educação ouvidos pelo Diario, para se dar bem no SSA, se faz necessário trabalhar os conteúdos e o amadurecimento do aluno de forma diferenciada desde o último ano do ensino fundamental.
Por causa do Seriado, a transição do nono ano do fundamental (antiga oitava série) para o ensino médio tem sido alvo de preocupação maior das escolas. “A maior chance de entrar em uma universidade pública em Pernambuco hoje é pelo SSA. Por isso, temos que começar a preparar desde o ensino fundamental sim”, afirma a gerente educacional do Colégio Damas, Ceres Campêlo. Mudança na matriz curricular, aumento na carga horária dos alunos concluintes do ensino fundamental são algumas medidas adotadas. “Passamos a usar questões de simulados, aumentando a quantidade gradualmente, sempre considerando a idade e o amadurecimento do aluno”, destaca.
A percepção sobre a importância de trabalhar melhor a transição entre os níveis escolares se deu a partir de demanda dos próprios estudantes. “Quando chegavam à última etapa do SSA, já no terceiro ano do ensino médio, muitos alunos chegavam para desabafar e dizer que queriam ter tido maturidade para encarar a primeira prova de outra forma. Foi quando entendemos que precisávamos fazê-los despertar para essa importância desde cedo”, diz Ceres.
Foi como a estudante do segundo período de medicina da UPE Renata Mota, de 18 anos, encarou o exame. Ela ingressou no ensino médio focada em passar no SSA. A determinação nos três anos finais da educação básica foram, na visão da própria universitária, fundamental para conseguir uma vaga no curso. “Como no Seriado as provas acontecem em dias e anos distintos, o candidato pode amadurecer e melhorar o desempenho ao longo dos anos. É diferente do Enem, que acontece em apenas duas semanas. Se você não for bem nelas, será determinante para o seu resultado. No SSA, dá tempo de melhorar”, observa Renata. Ela indica, porém, que os estudantes de ensino médio encarem a responsabilidade com leveza. “São três anos importantes de sua vida, então estude, mas não deixe de viver”, aconselha.