Vida Urbana

Motoristas de caminhão fazem paralisação na BR-101 Sul

Eles questionam a alta do diesel. Manifestação acontece simultaneamente em outros doze estados

Foto: PRF/Divulgação

Caminhoneiros fazem protesto nesta segunda-feira no quilômetro 83 da BR-101, em Jaboatão dos Guararapes. Os motoristas bloquearam o trecho da pista, ocupando uma das faixas em cada sentido da rodovia. Há mais de cem caminhões no local. O trânsito está complicado na área. Os caminhineiros questionam o aumento do diesel, anunciado nesta segunda, em mais uma alta do valor das refinarias, de 0,97% a vigorar a partir dessa terça-feira. A Polícia Rodoviária federal está na área tentando liberar a pista para tráfego de veículos.

A manifestação foi convocada pela Associação Brasileira dos Caminhoneiros (Abcam) e acontece simultaneamente em doze estados brasileiros: Distrito federal, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Mato Grosso, Goiás, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Paraíba, Paraná, Rio Grande do Sul. Os caminhoneiros autônomos reclamam que estão no limite, e que uma carga tributária  menor, daria fôlego a categoria. O diesel representa 42% do custo com a atividade. 

O aumento do combustível faz parte da nova política de preços administrado pela Petrobras, que repassa a variação da cotação do petróleo no mercado internacional. Nos últimos meses, o petróleo apresentou bastante alta. A Petrobras diz que as revisões podem ou não refletir para o consumidor final – isso depende dos postos. Segundo a Agência Nacional do Petróleo, do Gás Natural e dos Biocombustíveis (ANP), o preço médio do diesel nas bombas já acumula alta de 8% no ano. O valor está acima da inflação acumulada no ano, de 0,92%, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Rota Alternativa - Quem estiver vindo do Recife para Suape e Litoral Sul do Estado, alternativa é ir pela Rota dos Coqueiros (Paiva), seguindo pela PE-028, para acessar a via expressa. Roteiro também atende aos motoristas que estão seguindo no sentido contrário. Dentro do Complexo Viário de Suape não há manifestações, com acesso livre para avenida portuária. 

Leia a notícia no Diario de Pernambuco
Loading ...