A Rua do Príncipe, que corta os bairros da Soledade, Boa Vista e Santo Amaro, na área central do Recife, vai receber um inovador projeto de requalificação das calçadas ao longo dos seus 800 metros, com a criação de um boulevard de 390 metros de extensão, estreitamento das faixas de rolamento e redução da velocidade de tráfego no trecho entre as ruas Nunes Machado e Bispo Cardoso Ayres.
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Rua do Príncipe ganhará boulevard de 390 metros
As obras na via terão início a partir de maio. Os trabalhos serão executados numa parceria com a Unicap e a Prefeitura do Recife
Os passeios da Rua do Príncipe possuem em média 2,4 metros de largura. Em toda a extensão da via, as calçadas serão alargadas em 1,20m avançando sobre as atuais faixas de rolamento dos veículos. Com a derrubada do muro do Liceu Nóbrega, mais cinco metros serão acrescidos aos passeios, o que permitirá a implantação de uma área de bem-estar urbana com bancos e espaços de lazer, oferecendo melhor infraestrutura ao grande número de pedestres que circulam no local.
A nova configuração permitirá também que as linhas de ônibus sejam redistribuídas em dois conjuntos de paradas seletivas, contemplando dois módulos cada uma, para melhorar o fluxo de embarque e desembarque dos passageiros. O comércio das barracas que funcionam na área será reorganizado. O investimento será de R$ 1,6 milhão. “Este é o primeiro projeto concreto em que a gente estudou a possibilidade de entrar na faixa de rolamento do carro e na área privada, sem prejuízo para o transporte coletivo, veículos particulares e os pedestres. Serão quase 800m de uma nova concepção de mobilidade, sem a retirada das árvores de grande porte existentes na via e sem prejudicar as duas faixas para os automóveis”, disse o secretário de Infraestrutura e Habitação do Recife, Roberto Gusmão.
Segundo ele, o estreitamento das faixas de rolamento estimulará a redução da velocidade de circulação dos veículos ao entrar na Rua do Príncipe, mas a URB negocia com a Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) limitar para 30km/h a velocidade máxima permitida, com implantação de equipamentos de fiscalização. O projeto não prevê a implementação de ciclovia.
O projeto prevê também a inclusão de novas faixas de travessia de pedestres, mudança no piso, paisagismo, iluminação específica para os usuários das calçadas e de acordo com as normas de acessibilidade. “Não tem como a prefeitura fazer um equipamento público ousado sem a ajuda do setor privado. A solução que encontramos foi uma cessão de patrimônio privado ao uso público. Desta forma, as mais de 15 mil pessoas que circulam pela Católica vão ganhar em conforto e, sobretudo, em segurança”, afirmou o reitor da Unicap, padre Pedro Rubens. Aproximadamente 20 mil pessoas circulam diariamente na Rua do Príncipe.
Há dois anos o projeto vem sendo discutido com o laboratório Humanicidades, vinculado ao Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Unicap. “Acredito que as pessoas vão poder vivenciar um espaço urbano cidadão, onde a rua passa a ser o lugar de encontro e trocas sociais, como deveriam ser todas as nossas vias. Uma rua cidadã onde a mobilidade, mobiliário, a vegetação e a interface arquitetônica foi desenhada integrada”, avaliou a arquiteta, urbanista e pesquisadora do Humanicidades Andréa Câmara.
Quando estiver concluído, o projeto da Rua do Príncipe se somará ao trabalho que já está sendo realizado na Avenida João Barros, com serviços de requalificação das calçadas em seus mais de 2km de extensão. A obra começa ao lado do Largo da Encruzilhada e termina próximo à Universidade Católica de Pernambuco (Unicap). O valor da obra na João de Barros é de R$ 2,3 milhões. No trecho entre a avenida e a Rua da Hora, será feita a adequação da transição de calçada entre as duas vias.
“Com essa intervenção, será possível ir andando do Largo da Encruzilhada até a Rua do Príncipe em calçadas adequadas, com nova iluminação LED, sobretudo nos trechos onde existem paradas de ônibus e árvores. O estacionamento de estabelecimentos comerciais que estiverem avançando sobre as calçadas também será proibido. O pedestre e o usuário de transporte coletivo serão prioridades nesses novos projetos”, afirmou o secretário de Infraestrutura e Habitação, Roberto Gusmão. Ele adianta que as Ruas Oliveira Lima e Gervásio Pires, ambas no bairro da Boa Vista, também sofrerão intervenção nos passeios públicos.
SAIBA MAIS
Fluxo de veículos em sentido único