Vida Urbana

Dia mundial do Rim é lembrado com evento no Sítio da Trindade

Equipe multidisciplinar oferecerá serviços de aferição de pressão arterial e glicemia capilar, além de orientações sobre a doença renal crônica

A insuficiência renal crônica é a oitava causa de morte do sexo feminino.  São 195 milhões de mulheres sofrendo com doença no mundo, totalizando 600 mil mortes por ano, segundo o Instituto de Métricas e Avaliação em Saúde da Universidade de Washington (IHME). Partindo deste cenário, a Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBD) elegeu como tema para o Dia Mundial do Rim, comemorado no dia 8 de março, o slogan “Saúde da Mulher – Cuide de seus rins”. A SBD Regional Pernambuco realiza nesta quarta, no Sítio da Trindade, em Casa Amarela, ação de alerta sobre a importância da prevenção da doença renal crônica (DRC).

A iniciativa contará com o apoio de equipe multidisciplinar de nefrologia, médicos, enfermeiros, nutricionistas, psicólogos e assistentes sociais que atenderão público geral, especialmente feminino, oferecendo serviços de aferição de pressão arterial e glicemia capilar. Durante o evento, os frequentadores do Sítio da Trindade também receberão orientações sobre e fatores de risco e prevenção de doença renal.

Além de fazer uma referência ao próprio Dia Internacional da Mulher, festejado amanhã, dia 8 de março, a SBD pretende alertar a população sobre a importância daprevenção e do diagnóstico precoce da DRC. Esses dois fatores são fundamentais para evitar a insuficiência renal e a dependência da terapia renal substitutiva, diálise ou transplante renal.

As ações que marcam o Dia Mundial do Rim acontecem em todo o mundo e, em Pernambuco, contarão ainda com iniciativas locais, realizadas por serviços de nefrologia públicos e privados, e a promoção de um seminário exclusivo para os profissionais de saúde da Atenção Básica da Prefeitura do Recife. O evento será no dia 8 de março, no auditório do Banco Central, no Recife, a partir das 8h, e terá na programação palestras com especialistas em nefrologia.

Saúde renal - Manter a saúde dos rins é fundamental para o bom funcionamento do organismo como um todo, e isto se consegue também  com cuidados simples como a boa alimentação, exercícios e a ingestão de água regularmente. De acordo com a presidente da Regional Pernambuco, Dra. Maria de Fátima Carvalho,  a diabetes e a hipertensão são os maiores causadores da doença, sendo que 1 em cada 6 indivíduos hipertensos deverão desenvolver doença renal crônica caso não tome cuidados específicos.

"O diagnóstico precoce da DRC é muito importante para evitarmos a perda definitiva da função dos rins. Devemos estar atentos, principalmente profissionais de saúde da atenção básica, aos indivíduos com fatores de risco,  para o diagnóstico da doença em estágio inicial", completa a médica.

Fatores de risco para DRC

- Obesidade

- Pressão alta

- Diabetes

- Genética

- Ter acima de 50 anos

- Problemas cardíacos

- Infecção e pedras nos rins

Principais sintomas

- inchaço;

- anemia;

- sangue na urina

- cansaço

- Pressão alta

Dicas para evitar a DRC

- Pratique atividade física regularmente

- Mantenha uma alimentação saudável

- Evite o sobrepeso

- Controle o nível de açúcar no sangue

- Monitore e controle sua pressão arterial

- Não fume

- Evite bebidas alcoólicas

- Não tome remédios sem orientação médica

- Consulte um médico nefrologista regularmente

 

Leia a notícia no Diario de Pernambuco
Loading ...