° / °

Bairro do Recife ganha seu primeiro boulevard nesta tarde

Agora exclusiva para pedestres, nova Avenida Rio Branco será inaugurada após um ano de obras

Por

Espaço será inaugurado nesta tarde e, até a noite de ontem, havia trabalhadores preparando os últimos detalhes. Foto: Roberto Ramos/DP
Espaço será inaugurado nesta tarde e, até a noite de ontem, havia trabalhadores preparando os últimos detalhes. Foto: Roberto Ramos/DP


Após um ano de obras, será inaugurada hoje, às 16h30, a nova Avenida Rio Branco, no Bairro do Recife. A via, que está fechada para a circulação de veículos automotores desde 2014, foi transformada em um boulevard exclusivo para pedestres, equipado com bancos, parklets e quiosques. Além de entregar a obra oficialmente, o governador Paulo Câmara e o prefeito Geraldo Julio também vão inaugurar a nova iluminação da Ponte Buarque de Macedo.

A conclusão da avenida será comemorada com uma programação festiva que terá oficinas artísticas, apresentações culturais, cortejos de pastoril, cavalo marinho e reisado. Às 19h, uma cantata natalina finalizará as apresentações em frente ao Banco do Brasil.

O projeto da Rio Branco incluiu a restauração das calçadas, mantendo a característica original dos desenhos, embutimento da fiação elétrica, nova arborização e implantação de mobiliário urbano voltado a promover a permanência dos transeuntes. Ao fim dos serviços, a via ficou com 24 metros de largura e 269 metros de comprimento. A área central de circulação para pedestres tem 8,8 metros de largura. A avenida recebeu investimento de R$ 5,5 milhões, com recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

Também como parte da pedestrianização, vias urbanas no entorno do Marco Zero foram niveladas à altura da praça para evitar inundações no inverno. Os serviços incluíram a implantação de calhas de drenagem de água pluvial. A Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer do Recife executou o trabalho nas avenidas Marquês de Olinda e Barbosa Lima, além do trecho que conecta a Rio Branco ao Marco Zero pela Avenida Alfredo Lisboa.

A partir da implantação do projeto na Rio Branco, os pedestres ganharão uma ligação, com presença de veículos apenas em travessias, entre a Ponte Buarque de Macedo e o Marco Zero. A cada cruzamento ao longo da extensão da via, foram instaladas lombadas para evitar que os carros passem em velocidade. A Rio Branco se une a outras vias exclusivas para pedestres no Recife, como a Rua da Imperatriz, na Boa Vista, e a Rua Nova, no Centro. A Rua das Calçadas, também da região central, deverá ficar livre dos carros. O diferencial da avenida situada no Bairro do Recife foi o conjunto de obras voltadas a estimular a uso diário por quem anda a pé.