Vida Urbana

Estudantes da rede municipal pintam vaca do CowParade

Obras produzidas pelos alunos irão se unir às 54 peças já espalhadas por vias públicas no Recife

Estudantes da rede municipal pintam vaca do CowParade. Foto: Divulgação/ PCR

O maior evento de arte a céu aberto do mundo, o CowParade, entrou nas escolas municipais do Recife, com o foco na democratização da arte e na inclusão cultural. Durante a manhã desta quarta-feira, alunos da Escola Municipal Divino Espírito Santo, no bairro da Várzea, receberam um modelo em branco da vaca da mostra e tiveram a oportunidade de pintá-la sob a orientação da arte-educadora Flávia Costa. Outras duas escolas municipais participarão da ação e as obras produzidas pelos alunos irão se unir às 54 peças já espalhadas por vias públicas na capital pernambucana.

Cerca de 400 alunos entre 12 e 14 anos participaram do workshop cultural na escola, que tratou de temas como processo de criação, escultura, intervenções no espaço urbano e democratização da arte. "Trabalhamos vários temas entre a mostra da CowParade e assuntos que eles veem em sala de aula. É muito importante eles terem acesso à arte e à cultura e verem que elas não estão só dentro dos museus", afirmou a arte-educadora Flávia Costa.

A pintura realizada na peça foi uma criação artística dos próprios alunos e já tinha sido reproduzida por eles em sala de aula, no primeiro semestre letivo. As bromélias vermelhas e amarelas são inspiradas nas jardins criados pelo paisagista Burle Marx, trabalhados durante as aulas de arte do sétimo ano. "Nós desenvolvemos com eles em sala e fizemos uma exposição aqui na escola. Agora eles tiveram a oportunidade de tornar essa criação ainda maior", contou a arte-educadora Flávia Costa, que comemorou a ação como um importante passo de inclusão cultural. "Eles se sentiram importantes, valorizados. Ficaram felizes em saber que a criação deles vai ser exposta nas ruas para todo mundo ver. Eles estão bem ansiosos", afirmou.

Outras duas escolas receberão a ação nos próximos dias. A Escola Municipal Oswaldo Lima Filho, no bairro do Pina, na próxima sexta-feira (10) e a Escola Municipal São Cristovão, no bairro de Brejo da Guabiraba, na próxima terça-feira (14). As peças criadas pelos alunos vão se unir às 54 obras já expostas pelo Recife. O local onde cada uma das novas vacas ficará ainda não foi definido. Todas as 57 peças ficarão expostas até o dia 26 deste mês, quando serão levadas para o Shopping Recife. As obras irão à leilão no dia 7 de dezembro, com um lance mínimo de R$ 6 mil cada. O dinheiro arrecadado será doado para a Casa do Amor, o Movimento Pró-Criança e o Grupo de Apoio à Criança Carente com Câncer.

Leia a notícia no Diario de Pernambuco
Loading ...