Vida Urbana

Cais de Santa Rita ganha semáforos com botões

Dois semáforos foram instalados no Cais de Santa Rita, em frente ao Mercado das Flores, no bairro de Santo Antônio, para evitar acidentes e diminuir a demora na travessia de pedestres. A demanda partiu de usuários da via e foi atendida pela CTTU.

Dando acesso ao Terminal de Passageiros do Cais e ao bairro de São José, os sinais de número 582 e 583 foram implantados nos sentidos Centro e Zona Sul. O fechamento deve ser ativado por pedestres através da botoeira. O tempo de espera é de 40 segundos, de acordo com técnicos da Serttel, empresa responsável pela manutenção.

O trecho não contava com faixa de pedestres, o que aumentava o tempo de espera e diminuía a visibilidade de quem atravessava. Para a empregada doméstica Joseli Romão, 40, a instalação traz segurança. “Por aqui tem muito assalto, principalmente no fim da tarde, quando eu largo. Antes eu chegava a passar mais de 20 minutos esperando algum motorista parar, mas agora tem sido bem mais rápido para chegar até o ponto de ônibus”, compara.

Já o motorista João Batista, 42, defende mais intervenções na área. “Eu trabalho no Centro e demorava muito para estacionar e conseguir atravessar até o outro lado, porque dificilmente alguém dá passagem a quem está a pé. Foi necessário, mas acho que poderiam recapear a via para melhorar o tráfego dos carros”, comenta.

Sinalização

Atualmente, a rede semafórica do Recife tem 651 sinais. Desde 2012 foram instaladas 14 mil placas de sinalização vertical e 70 equipamentos de fiscalização eletrônica que registram o excesso de velocidade, avanço de semáforo e parada sobre a faixa de pedestre. De acordo com a CTTU, foi registrada uma redução nos acidentes de trânsito com vítimas. Em 2016 o número total foi de 1.771 acidentes e 35 óbitos, representando queda de 37% nas estatísticas de mortes.

Leia a notícia no Diario de Pernambuco
Loading ...