Vida Urbana

Hospital Veterinário completa um mês de atendimentos e espera

Para procedimentos gerais ou emergenciais, a longa espera na fila aflige os donos dos pets

No Hospital Veterinário do Recife, usuários reclamam das filas. Foto: Manuela Cavalcanti/Esp. DP

Em um mês de serviços no Hospital Veterinário do Recife (HVR), localizado no bairro do Cordeiro, a população ainda esbarra em dificuldades de atendimentos. A longa espera encabeça a lista de reclamações dos usuários. Na fila, a preocupação era o que mais definia a estudante Isabely Cavalcanti. Na noite da última terça-feira, seu gatinho foi mordido por um cachorro e teve a visão prejudicada, além de um sangramento interno na retina. "Meu medo é ela ficar cega", desabafou enquanto aguarda há quase três horas. Segundo ela, o animal teve febre e muito sofrimento. Diante da situação, não havia dúvidas, a solução foi automedicar.

Atacada por um cachorro, gata teve um sangramento interno na retina. Foto: Manuela Cavalcanti/Esp. DP

Espera para vacinação contra raiva é de mais de 4 horas. Foto: Manuela Cavalcanti/Esp. DP

Quando inaugurada, a unidade se comprometeu a realizar 100 procedimentos por dia, incluindos vacinas, totalizando dois mil atendimentos em um mês. Foram disponibilizados três consultórios para atendimentos, além de uma equipe de nove veterinários. De acordo com o balanço divulgado pela Seda, neste primeiro mês, foram registrados 3.190 atendimentos, dos quais 2.648 foram procedimentos gerais, 424 cirurgias e 118 vacinações. Apenas nesta quarta-feira, foram 110 animais atendidos no local. O número é muito maior do que o esperado. 

O Hospital Veterinário do Recife passará a oferecer, até o fim do ano, exames laboratoriais e de ultrassom, além de atendimentos especializados, como cirurgias ortopédicas e oncológicas. Segundo a Seda, ainda este mês será aberto um processo seletivo para novos veterinários. O plano é contratar mais 15 profissionais da área. 

HOSPITAL VETERINÁRIO
O HVR é a primeira unidade de saúde veterinária do Norte/Nordeste com atendimento clínico e emergencial para cães e gatos dos moradores do Recife. O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h. Para agendamentos, basta ligar para os números 3355-9415 ou 3355-8179. No caso de castração, são disponibilizadas 50 vagas por dia. Para marcar, é só entrar em contato através do número 3355-8639 ou 3355-9413. 

DENUNCIE MAUS-TRATOS
No caso de maus-tratos animais, a população ou os donos de pet podem entrar em contato com a Secretaria Executiva dos Direitos dos Animais. O órgão disponibiliza uma equipe para tratar das denúncias e averiguar as informações. O telefone é 3355-8371.

Leia a notícia no Diario de Pernambuco
Loading ...