Vida Urbana

Construções irregulares passam quase despercebidas pelos órgãos de fiscalização

As construções irregulares passam quase despercebidas pelos órgãos de fiscalização. Todo mundo sabe que elas existem, mas pouco se faz a respeito, principalmente nas áreas de baixa renda. O problema da omissão é quando alguém morre em razão disso. Foi o que a conteceu no município de Paulista, Região Metropolitana do Recife. A laje de um imóvel cedeu e matou uma criança de oito anos. O Conselho de Engenharia e Agronomia de Pernambuco (Crea) vai apurar se a construção teve acompanhamento de um profissional e se houve erro na construção. Mas a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação do município já informou que o proprietario não apresentou o auto de conclusão da obra e funcionava sem licenciamento. Agora todos sabem.

Uma pesquisa divulgada pelo Data Folha em 2015 aponta que menos 15% dos entrevistados no país fizeram reforma ou construção com serviço de arquiteto e engenheiro. No Nordeste são menos de 7% e a principal razão é o custo. A maioria dos entrevistados acredita que um arquiteto cobraria de 20% a 40% do valor da obra. Segundo os profissionais do ramo, esse número gira em torno de 10%. Fico me perguntando se não seria politicamente mais correto se o município ou estado incluisse no licenciamento da obra um engenheiro calculista para garantir a segurança das obras para a baixa renda, uma espécie de defensoria pública da habitação.

 

Hepatites virais

Dentro do calendário do Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais, o Plaza Shopping, em parceria com o Núcleo de Assistência aos Pacientes Hepáticos (NAPHE), fará amanhã uma campanha educativa e exames para diagnosticar a doença das 10h às 22h, no piso L2 do centro de compras. O resultado do exame sai em cerca de 30 minutos.

Bolsistas

Cento e um estudantes, que concluíram o ensino médio em Pernambuco em escolas públicas estaduais ou em privadas ( como bolsistas integrais) vão poder estudar por meio de bolsa de ensino integral em nove cursos superiores, entre eles medicina, enfermagem, farmácia, nutrição e psicologia. O programa faz parte de uma parceria da Secretaria Estadual de Saúde (SES) com as instituições de ensino por meio do FormaSUS.

Pesquisa

O Hospital das Clínicas da UFPE, unidade vinculada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), a Fundação Oswaldo Cruz Pernambuco (Fiocruz-PE) e a Organização Mundial de Saúde (OMS) iniciaram pesquisa em julho deste ano para avaliar a persistência do zika vírus no ser humano. Ele já foi detectado no sangue, urina, sêmen, fluidos cerebrais e espinhais, saliva e líquido amniótico. O objetivo é mapear por quanto tempo ele fica ativo no organismo.

 

Acessibilidade

Da mesma forma que vem funcionando no carnaval do Recife, o programa PE Conduz levou pessoas com deficiência para assistir ao Festival de Inverno de Garanhuns. O Camarote da Acessibilidade instalado no FIG disponibilizou 40 vagas em dias alternados. O evento foi uma parceria da Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ) com Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência.

Falta d’água

A Compesa avisa fará hoje um intervenção na Rua 5 de Novembro, no bairro de Afogados, para interligar tubulações de grande porte e instalar dispositivos de controle do sistema de distribuição de água. Para isso, o fornecimento do sistema Pirapama será reduzido e faltará água por 24h em 32 localidades entre elas, Afogados, Rosarinho, San Martin, Madalena, Graças, Engenho do Meio, Mangueira, Coelhos, Soledade, Bairro do Recife, Cabanga e Espinheiro. 

Leia a notícia no Diario de Pernambuco
Loading ...