° / °

Pacientes do Agreste contam com serviço de referência em cirurgia cardiovascular

Hospital Mestre Vitalino, em Caruaru, iniciou a realização de procedimentos para atender usuários do SUS do Interior

Por

Após inaugurar, no mês de maio, a sua UTI coronariana, com 10 leitos, o Hospital Mestre Vitalino (HMV), localizado na BR-104, em Caruaru, deu início, nesta semana, à realização de cirurgias cardiológicas de alta complexidade, fortalecendo o centro cardiovascular da unidade, que em dezembro do ano passado, já havia colocado em funcionamento sua Central de Hemodinâmica. O primeiro paciente a ser operado no serviço foi um homem, de 51 anos, residente em Caruaru. Ele foi submetido a um procedimento de revascularização miocárdica na última terça-feira (06.06).

Para a secretária executiva de Atenção à Saúde da SES, Cristina Mota, que esteve no Mestre Vitalino para acompanhar o primeiro procedimento cardiovascular, a interiorização e descentralização da assistência cardiológica representa um avanço considerável e vai ajudar a diminuir a pressão sobre os hospitais da capital e Região Metropolitana. “Agora, os pacientes do Agreste pernambucano sairão das listas de espera das unidades de Recife e poderão ser atendidos aqui no HMV, próximo as suas residências e contando com o apoio e presença da família, que nós sabemos que é de imensa importância no processo de recuperação”, afirmou.

Além das cirurgias, o Hospital ofertará também o atendimento ambulatorial cardiovascular, regulado pela Secretária Estadual de Saúde (SES), que vai realizar a triagem dos casos que serão submetidos às cirurgias. Os procedimentos serão realizados, inicialmente, todas as terças e quintas, totalizando uma média de 20 por mês neste primeiro momento. Além da revascularização miocárdica, o HMV, que é referência para todos os municípios do Agreste, irá realizar diversas outras cirurgias cardiológicas de alta complexidade, necessárias para atender a demanda da população adulta da região, como troca de válvulas e aneurisma de aorta. A equipe cirúrgica é composta por cinco cirurgiões cardiovasculares, seis médicos anestesistas, quatro perfusionistas e três instrumentadores cirúrgicos.

“Montamos uma equipe altamente capacitada para trazer para a região do Agreste pernambucano um serviço de altíssima qualidade, como a população merece. Este é um marco para a nossa unidade, que mais uma vez caminha a passos largos na completude dos atendimentos”, registrou o diretor do Hospital Mestre Vitalino, Marcelo Cavalcanti.

HEMODINÂMICA – Além das cirurgias cardíacas, o HMV já conta, desde dezembro do ano passado, com a Central de Hemodinâmica. Com 21 leitos e equipamentos de última geração, o setor tem como foco o atendimento das patologias de infarto e taquiarritmia. Dentre os procedimentos realizados, estão o cateterismo cardíaco, a angioplastia com estente (tubo para desobstrução de artérias) convencional e farmacológico, e implantação de marcapasso provisório.