° / °

Hospital Veterinário do Recife inicia atendimento com capacidade para mais de 2.200 procedimentos por mês

Por

Hospital Veterinário do Recife inicia atendimento. Foto: Mandy Oliver/Esp DP
O Hospital Veterinário do Recife (HVR), a primeira unidade de saúde veterinária do Norte /Nordeste, inicia hoje os atendimentos e marcações de consultas a partir das 8h. Inaugurado pela Prefeitura do Recife, através da Secretaria Executiva dos Direitos dos Animais (Seda), na última quinta-feira, o equipamento, localizado no bairro do Cordeiro, conta com médicos veterinários que farão atendimentos clínicos e emergenciais, além de diversos exames nos cães e gatos dos moradores do Recife, para beneficiar, sobretudo, a população de baixa renda.

A unidade fará atendimento clínico, vacinação e exames de raio x de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h. Os interessados já podem agendar as consultas através dos telefones 3355-9415 e 3355-8179, também em horário comercial. O hospital disponibilizará, inicialmente, três consultórios, uma sala de cirurgia, sala de pós-operatório, sala de vacinação, laboratório e sala de diagnóstico por imagem. O HVR tem capacidade de fazer mais de 2.200 procedimentos por mês, sendo 70 atendimentos clínicos diários (cerca de 1.500 por mês) e mais de 35 exames radiográficos por dia (mais de 750 mensais). As castrações gratuitas, até então só realizadas no Centro de Vigilância Ambiental (CVA) da Secretaria de Saúde do Recife, passarão a ser feitas também no HVR.

A partir de setembro, serão feitos também exames laboratoriais e, em novembro, começarão a ser feitos exames de ultrassom, atendimento odontológico e cirurgias oncológicas, ortopédicas, entre outras. A obra, prevista no plano de governo do prefeito Geraldo Julio, teve custo de R$ 1,5 milhão, em recursos próprios do município.

BALANÇO

A Secretaria Executiva dos Direitos dos Animais (Seda) foi criada em 2013. Desde a criação da pasta foram realizados mais de 13 mil castrações gratuitas de cachorros e gatos; seis mil consultas clínicas em cerca de 30 mutirões do projeto Veterinários nos Bairros e adoção de 848 caninos e felinos nas feiras mensais de adoção em diferentes locais da cidade do Recife. Também foram realizadas 494 palestras educativas sobre direitos dos animais nas escolas da rede pública e particular de ensino da capital pernambucana.