Vida Urbana

Pernambuco é o quinto estado do país com mais incrições no Enem

Em menos de 24 horas, cerca de meio milhão de candidatos se inscreveram no país

Em menos de 24 horas, cerca de meio milhão de candidatos se inscreveram no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2017. Pernambuco foi o quinto estado do país em número de inscritos, de acordo com levantamento preliminar do Ministério da Educação (MEC). Até as 16h de ontem, 18.293 candidatos pernambucanos haviam feito a inscrição. Assim, o estado ficou atrás apenas de São Paulo (53 mil inscritos), Minas Gerais (32 mil), Rio de Janeiro (26 mil) e Bahia (22 mil). Para confirmar a inscrição, os candidatos não isentos precisam pagar o boleto gerado no sistema no valor de R$ 82. A taxa tem de ser quitada até o dia 24 de maio, respeitados os horários de compensação bancária.

Em todo o país, até as 19h, o sistema do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), que foi aberto às 8h, duas horas antes do previsto, recebeu aproximadamente 510 mil inscrições de todo o Brasil, segundo o MEC. A plataforma online não registrou nenhuma instabilidade no primeiro dia, ao contrário dos anos anteriores. Apesar da maior rapidez no sistema, o número de inscritos foi menor do que no ano passado. Em 2016, cerca de 600 mil candidatos fizeram a inscrição nas primeiras 10 horas.

Para os que tiverem problemas na hora de acessar o sistema, o Inep orientou limpar o cache ou atualizar o navegador antes de iniciar as inscrições. Também é aconselhável separar os dados necessários antes de começar o preenchimento das informações. Isso porque cada tela fica ativa por até dois minutos. Se depois desse período não houver qualquer ação, o sistema avisa que se tornará inativo nos próximos segundos.

Para evitarem “surpresas”, os estudantes Luciano Sampaio, 16, e Shannon Hunt, 17, fizeram a inscrição nas primeiras horas de ontem. Eles avaliaram positivamente o sistema do Inep e não enfrentaram problemas para concluir o cadastro. “O layout da página está muito melhor e mais leve. Antes, tinha muita informação, o que deixava o candidato confuso. Agora, está mais fácil e claro”, observou Shannon. “Preenchi todas as informações muito rápido. Foram apenas cinco minutos para fazer a inscrição. Quando fiz o Enem por experiência o site estava bem lento. Hoje (ontem), não”, completou Luciano.

A expectativa do MEC é de que pelo menos 7 milhões de inscrições sejam feitas até as 23h59 do dia 19 de maio, quando se encerra o prazo. O ministro da Educação, Mendonça Filho, destacou que o MEC está preparado para garantir o cadastro de todos os participantes. “O suporte técnico e estrutura de tecnologia da informação do MEC estão preparados para receber todas as inscrições. Estudem bastante para ter um excelente desempenho no exame”, afirmou.

Para fazer a inscrição, o estudante deve ter em mãos o número do CPF e preencher a data de nascimento. As informações serão cruzadas com dados da Receita Federal. Com isso, o nome do candidato e da mãe serão preenchidos automaticamente e não podem ser alterados. Caso algum dado esteja incorreto, o participante deve procurar a Receita Federal e pedir a correção para depois terminar a inscrição.

Enem

  •     Inscrições pela internet: http://enem.inep.gov.br/participante
  •     Término: 19 de maio, até as 23h59
  •     Valor da taxa: R$ 82
  •     Prazo para pagamento do boleto: 24 de maio

Inscrições no Enem 2017:

  •     510 mil inscrições em todo o país até as 19h de ontem
  •     7 milhões de inscrições são esperadas para o Enem 2017

Por estado:

  •     São Paulo: 53.672 inscrições
  •     Minas Gerais: 32.503
  •     Rio de Janeiro: 25.936
  •     Bahia: 22.191
  •     Pernambuco: 18.293

Fonte: MEC

Leia a notícia no Diario de Pernambuco
Loading ...