° / °

Avião da Força Aérea leva fígado de Caruaru para transplante no Rio

Por

Um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) decolou de Caruaru, na noite deste domingo, para levar um fígado para a realização de um transplante no Rio de Janeiro. Foi a primeira vez que a parceria entre a FAB e a Central de Transplantes de Pernambuco (CT-PE) foi acionada para o Agreste do estado.

O convênio beneficia os pacientes em fila de espera por órgãos no Brasil. Desta vez, o trabalho de captação do órgão foi feito pela equipe da Organização de Procura de Órgãos (OPO) do Hospital Mestre Vitalino (HMV), onde o doador estava internado. A unidade de saúde é a responsável pela busca de doadores naquela região. Já o procedimento foi realizado por uma equipe multiprofissional no Hospital Regional do Agreste (HRA).

O órgão foi ofertado para os pacientes pernambucanos. Como não havia compatibilidade, buscou-se pacientes em fila de outros estados. No caso do fígado, é necessário ter compatibilidade sanguínea e antropométrica. Após a retirada do órgão do doador, é necessário fazer o transplante em até 12 horas.

De janeiro a fevereiro deste ano, foram realizados 18 transplantes de fígado em Pernambuco. O quantitativo foi 13% maior do que o mesmo período de 2016, quando foram realizados 16 procedimentos.