Suape inicia pesquisa arqueológica em Vila Nazaré
O Complexo Industrial Portuário iniciou esta semana a análise do patrimônio arqueológico de Vila Nazaré, localizada no Parque Metropolitano Armando Holanda Cavalcanti, no Cabo de Santo Agostinho. O material encontrado será enviado para o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) para avaliação e prevenção do impacto que pode ser causado na execução das obras de pavimentação, drenagem, esgotamento sanitário e sistema de abastecimento de água que serão realizadas na comunidade em breve para melhorar a infraestrutura e contribuir para a consolidação da comunidade.
O prazo para a conclusão da pesquisa é de 90 dias. O estudo arqueológico deve definir o traçado do sistema de esgotamento sanitário e de abastecimento de água da área, protegendo os sítios arqueológicos. Após a conclusão dessas etapas e, a devida aprovação do Iphan, terá início uma nova fase, quando o Complexo de Suape executará as obras de consolidação que integram o Projeto Habitacional Suape promovendo melhorias na infraestrutura das ruas para as 60 famílias que residem no local. A área de 870m de extensão, que passará por avaliação, atende o acesso principal da Vila Nazaré, desde a estrada dos Conventos, passando pela rua do Sol.
O trabalho de campo está sendo realizado por uma equipe de arqueólogos e profissionais qualificados que farão coletas de amostras por meio de aberturas de cortes no local, registro fotográfico e georreferenciamento. A profundidade das prospecções será de 1 metro. O desenvolvimento do trabalho é composto de estudos dos dados secundários, atividades de campo e atividades de laboratório. O estudo permitirá a coleta de vestígios importantes que possam enriquecer o patrimônio de Vila Nazaré e tornará possível o mapeamento das ocorrências históricas, com a prevenção dos sítios e achados arqueológicos.
O local abriga uma vila do século XVI, localizado no sítio histórico da Igreja de Nazaré e nas ruínas do Convento Carmelita, ponto mais alto do Cabo de Santo Agostinho, local de rara beleza, que recebe diariamente vários turistas do Brasil e do mundo. A Vila encontra-se em uma área tombada pela Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), por encontrar-se dentro do Parque Metropolitano Armando Holanda Cavalcanti e, também, por estar na área de influência do sítio histórico da Igreja de Nazaré e Ruínas do Convento Carmelita.
O Parque e todo seu conjunto integra a Zona de Preservação Cultural do Complexo Industrial Portuário de Suape. Fazem parte do Conjunto Histórico da Vila Nazaré: a Igreja de Nossa Senhora de Nazaré; ruínas do Convento Carmelita; Cemitério da Vila Nazaré; ruínas do Quartel Velho; ruínas das Baterias de São Jorge; Forte Castelo do Mar; antiga Casa do Faroleiro; Conjunto da Vila de Gaibu; Quartel do Forte de Gaibu; Forte de Gaibu; Forte Pontal de Suape e o Forte Ghijselin.