{{channel}}
Confira os novos preços de táxi no Recife
O novo valor só poderá ser aplicado após aferição dos taxímetros, que pode ocorrer em até 30 dias

As tarifas do serviço de táxi no Recife tiveram ontem um reajuste de 7,87%. O valor foi calculado com base no Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de novembro de 2015 a outubro de 2016. No ano passado, o percentual chegou a 9,96%. Com os novos preços, a bandeirada vai passar de R$ 4,75 para R$ 5,12. O quilômetro (km) na bandeira 1 passa de R$ 2,31 para R$ 2,49 e o km da bandeira 2 passa de R$ 2,79 para R$ 3,01.
Os novos preços, no entanto, só serão cobrados à medida em que os taxímetros passarem pelo processo de aferição do Instituto de Pesos e Medidas de Pernambuco (Ipem/PE), conforme calendário a ser divulgado. A previsão do Sindicato dos Taxistas de Pernambuco é que a aferição seja iniciada até o dia 10 de janeiro e demore cerca de 30 dias para concluir toda a operação. “Agora está mais rápido e a gente espera que antes do carnaval todos os táxis já estejam com o valor da tarifa reajustado”, revelou Everaldo Menezes, presidente da entidade. O cronograma é feito de acordo com o último número das placas a partir das terminações: 1,2,3,4,5,6,7,8 9 e 0.
Até ser feita a aferição, os veículos irão operar com a tarifa definida para 2016, não sendo permitido o uso de tabela de conversão de valores. A única exceção é para o serviço especial do Aeroporto Internacional do Recife e o Terminal Integrado de Passageiros (TIP), que juntos totalizam 50 taxistas operando exclusivamente por tabela conforme região de destino.
Segundo a Prefeitura do Recife, o aumento das tarifas atende pedido do Sindicato de Taxistas de Pernambuco (Sinditaxi-PE) e foi aprovado pelo Conselho Municipal de Trânsito e Transporte do Recife (CMTT/Recife) no início de dezembro. O reajuste também afetará os serviços especiais de táxis nos hotéis.
Uber
Os taxistas sofreram uma queda no movimento após a concorrência com o Uber. O aplicativo está operando no Recife graças a uma liminar. O prefeito do Recife, Geraldo Julio disse, em entrevista exclusiva ao Diario, que só poderá regularizar o serviço caso exista uma lei federal. “O presidente da Câmara Federal, Rodrigo Maia, montou uma comissão para estudar a possibilidade de mudança na lei. Enquanto não houver uma legislação específica, o único serviço regular de transporte individual é o táxi”, afirmou.