Vida Urbana

Familiares e ex-alunos se despedem do professor Rubem Franca

Ele morreu nesta madrugada, aos 93 anos, depois de uma série de complicações cardíacas que sofria há alguns anos

Velório do professor Rubem Franca. Foto: Amanda Oliveira/Esp.DP

"Um dia fui buscar meu pai onde ele ensinava e enquanto subia para entrar na sala de aula em que ele estava escutei uns barulhos estranhos e uma gritaria. Ao abrir a porta, encontro meu pai do outro lado da mesa enquanto os alunos o bombardeavam com bolas de papel. Ele me viu entrando e gritou 'Vem Guilherme, estamos na Segunda Guerra Mundial'", contou o filho de Rubem, o médico Guilherme Franca.

"Ó capitão! Meu capitão!". A frase célebre do filme Sociedade dos Poetas Mortos pode resumir o sentimento dos que foram dar o último adeus ao professor de História Rubem Franca. Ele morreu nesta madrugada, aos 93 anos, depois de uma série de complicações cardíacas que sofria há algunsanos. Amigos, ex-alunos e familiares foram ao velório do mestre no Cemitério Morada da Paz, em Paulista.

Seguindo a carreira acadêmica, Franca lecionou na Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP), no Ginásio de Aplicação da Universidade Federal de Pernambuco, Colégio Santa Maria, Colégio e Curso Radier, Colégio Padre Felix (extinto), entre outros. Além de historiador, também era formado em Medicina pela Universidade do Recife e especializou-se em cardiologia no Hospital Matarazzo, São Paulo. No Recife, ele exerceu a profissão durante 40 anos no Hospital da Restauração.

Reconhecido internacionalmente pela sua especialidade na vida e obra de Luís de Camões, ele memorizou a exegese dos 8.816 decassílabos de Os Lusíadas.  Até mesmo o governo de Portugal o homenageou, em 1987, pelo conhecimento que tinha da obra. Uma mente inquieta que percorreu as ruas do Recife e desenhou casas, monumentos, placas comemorativas e pontes. Dedicou parte da vida à astronomia tendo estudado as 88 constelações do universo. Além disso, frequentava a Sociedade Astronômica do Padre Polman. O primeiro infarto que sofreu foi depois de perder um processo por causa do seu embate à Astrologia.

Professor, escritor, médico, recitador, interpréte e também andarilho. "Segui junto ao meu pai, no ano de 1978, andando do Recife até João Pessoa, na Paraíba. Fomos andando e dormindo onde dava. Não é porque ele é meu pai, mas ele era incrível, um pai presente e uma pessoa maravilhosa", disse o filho e professor Rubem José da Fonte Franca.

As histórias faziam parte da vida do professor de diversas formas: contadas, declamadas ou interpretadas. Dentre os comentários a respeito de um professor dito por muitos como inesquecível, um dia ele teria se vestido de Napoleão durante uma aula. "Estudei no colégio Radier entre 1975 e 1977. Muitas aulas de Rubem ficaram marcadas. Ele mudou a forma como eu via a história. Compro inúmeros livros e sempre lembro dele. Na época, tinha 15 anos quando ouvi o Sermão das Montanhas. Me lembro até hoje", contou o desembargador André Genn.

O professor deixa sete filhos e centenas de alunos inspirados em sua vida e na de Camões. Nas redes sociais, diversos ex-alunos comentaram a respeito da morte do professor: "O universo do conhecimento se abriu de uma forma brilhante, emocionante e veloz no dia da minha primeira aula com o Professor Rubem Franca! A ele agradeço pelo meu amadurecimento como estudante e como pessoa, pelo meu gosto pela investigação, pelo conhecimento, pela leveza e encanto pela vida. Querido professor, um forte abraço e sei que seguirás em busca do conhecimento e da verdade por toda eternidade”, escreveu o ex-aluno Christian Costa Villarreal no Facebook.

 

Em nota, o governador de Pernambuco, Paulo Câmara, emitiu pesar pelo falecimento do professor Rubem. “Quero me solidarizar com os familiares, amigos e admiradores do professor Rubem Franca. O professor nos legou uma longa e profunda produção intelectual, especialmente sobre a obra de Luís de Camões, um trabalho que teve o reconhecimento da Academia e dos seus pares, dentro e fora do Brasil”, escreveu.

Leia a notícia no Diario de Pernambuco
Loading ...