° / °

População terá acesso ampliado ao exame da febre chikungunya

Descentralização faz parte do Plano de Enfrentamento das Doenças Transmitidas pelo Aedes

Por

O governo de Permambuco lançou ontem o Plano Estadual de Enfrentamento das Doenças Transmitidas pelo Aedes Aegypti. As ações, que envolvem o combate ao mosquito, compra de equipamentos e mobilização social, foram anunciadas pelo governador Paulo Câmara e pelo secretário estadual de Saúde, Iran Costa, em reunião com prefeitos durante o Seminário Novos Gestores, promovido pela Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), em Gravatá, no Agreste.

Entre as novidades do plano está um ambulatório para pacientes de chikungunya, que já está funcionando no Hospital Getúlio Vargas, e a descentralização dos exames para confirmação da chikungunya para todas as 12 Gerências Regionais de Saúde. Além disso, será estruturada a vigilância epidemiológica da febre amarela silvestre, que também é transmitida pelo Aedes aegypti.

Durante o evento, o governador também assinou a renovação do decreto de situação de emergência devido à infestação do Aedes aegypti por 180 dias. A medida, que está em vigor desde o dia 1º de dezembro de 2015, busca agilizar e desburocratizar processos e manter a mobilização contra o mosquito em todo o estado.

A partir de 2017, o governo do estado colocará nas ruas uma nova campanha de mídia para conscientizar o público sobre as doenças que o Aedes transmite e quais os seus sintomas, com material de papelaria e mídia externa. Também será dada continuidade ao trabalho dos 12 Comitês Regionais de Mobilização para Enfrentamento da Dengue, da Febre Chikungunya e da Zika, além do comitê central, com reuniões periódicas para avaliar a situação das doenças e os planos de atuação.

DOR

O Hospital Getulio Vagas está atendendo os pacientes com dores articulares crônicas provocadas pela chikungunya. O Ambulatório de Acometimento Articular conta com dois reumatologistas para o atendimento a pacientes com mais de 15 dias de dor após o início dos sintomas. Durante o acompanhamento, é possível o tratamento com imunossupressores nos casos refratários e o diagnóstico diferencial com outras doenças reumatológicas, além do diagnóstico sorológico disponível na unidade e fisioterapia motora quando indicados.

Cerca de 180 pessoas já estão sendo acompanhadas. Além desse serviço, Pernambuco oferta o atendimento de reumatologia nas Unidades de Atenção Especializada (UPAEs) de Caruaru, Garanhuns, Afogados da Ingazeira e Serra Talhada, que também dispõem de fisioterapia motora. Os hospitais das Clínicas (HC) e Universitário Oswaldo Cruz (Huoc) também ofertam a especialidade de reumatologia. A marcação é feita pelos municípios de residência do usuário juntamente com a Regulação Ambulatorial do estado.