Timbus invadem casas em Olinda após derrubada de mata no canal do Fragoso
Moradora da área alerta que muitos dos animais estão sendo mortos

Residente na área, Misia Coutinho fotografou um dos bichos e alertou que os animais estão aterrorizando os vizinhos e que muitos acabam sendo mortos, o que é crime previsto na Lei Federal de Crimes Ambientais 9.605/98.
Com o fim da sementeira e a transformação do Rio Fragoso em canal e com as chuvas fortes no início do ano houve algumas areas com grande alagamento. Após esses acontecimentos começaram a aparecer os gambás. A princípio nos muros e árvores na rua, depois nos lixos. Outro dia , escutei os gritos vindo de um dos apartamentos as pessoas querendo matar gritando: um rato! Entrei no apartamento e vi que eram dois filhotes de gambá, com um auxílio de um recipiente plástico consegui levá-los para uma casa abandonada no bairro", relatou.
Animal - O gambá-de-orelha-branca (Didelphis albiventris), também conhecido como timbu ou cassaco, é um marsupial comumente encontrado no Brasil inteiro. Vive em vários ecossistemas, como o cerrado, a caatinga, os banhados e o pantanal, habitando capoeiras, capões, matas e áreas de lavoura, além de se adaptar muito bem à zona urbana, onde encontra farta e variada alimentação em meio aos dejetos domésticos. Em 1934 foi adotado como mascote do Clube Náutico Capibaribe. Como todo gambá, ele também emite líquido fétido das glândulas axilares, que utiliza como defesa e na fase do cio, para chamar o parceiro.