Doutores da Alegria encenam Auto de Natal em cinco hospitais do Recife
História do nascimento de Jesus é contada com a linguagem do palhaço. Ensaio geral acontece esta manhã no Teatro Barreto Júnior

As apresentações começam no dia 13, no Hospital Universitário Oswaldo Cruz e no Procape. No dia 15, é a vez do Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (Imip); o Hospital Helena Moura recebe o grupo no dia 16; no dia 19, a peça será no Hospital da Restauração; e, por fim, o Auto de Natal será montado no Hospital Barão de Lucena no dia 21. As sessões têm início sempre às 10h. Este ano, além dos quatro hospitais atendidos de forma continuada pelos Doutores da Alegria (Oswaldo Cruz e Procape, Imip, Restauração e Barão de Lucena), os palhaços visitam ainda o Hospital Helena Moura, que já recebeu o elenco noutras ocasiões, como carnaval e São João.
A principal novidade do Auto de Natal 2016 é uma referência à tradição do pastoril, tanto nas músicas quanto nos figurinos dos palhaços. A trilha sonora é feita ao vivo pelos próprios palhaços, que tocam violão, sanfona, ukulelê, triângulo e até sinos. As músicas podem ser universais como Jingle bells (tocada só com sinos), do cancioneiro popular ou recriações. Em todas as sessões, o elenco contará com a participação especial do sanfoneiro Johann Brehmer, parceiro do grupo.
Antes de ser apresentado para crianças internadas, pais, acompanhantes e profissionais de saúde, o espetáculo Auto de Natal será visto hoje por crianças de escolas da rede pública e de instituições sociais. Os palhaços fazem um ensaio geral da peça, inclusive com figurino e iluminação. A apresentação acontece esta manhã, no Teatro Barreto Júnior, no bairro do Pina, zona Sul do Recife. Na plateia, crianças atendidas pela Casa da Madalena, Vovó Geralda, Abrigo Lar Rejane Marques, Creche de Brasília Teimosa, Turma do Flau e Instituto Social das Medianeiras da Paz. Outras informações e agendamentos de instituições para a sessão podem ser feitas pelo telefone (81) 3355-6400.
O trabalho da associação Doutores da Alegria, gratuito para os hospitais, é mantido por doações de empresas e de pessoas físicas, tanto por recursos próprios quanto por recursos advindos por meio das leis de incentivo fiscal. Quem quiser ajudar o trabalho da associação Doutores da Alegria pode entrar no site www.doutoresdaalegria.org.br.