° / °

Passeios históricos pelo Recife apresentam marcos da cultura de matriz africana

Edição deste fim de semana do projeto Olha! Recife terá dois roteiros a bordo de ônibus amanhã e tours a pé e de bicicleta no domingo

Por

No Mês da Consciência Negra, passeios históricos pelo Recife vão apresentar marcos da cultura de matriz africana na cidade. A edição deste fim de semana do projeto Olha! Recife, promovido pela Secretaria de Turismo e Lazer, terá dois roteiros a bordo de ônibus, que serão realizados amanhã, e tours a pé e de bicicleta no domingo.
Nos passeios de ônibus os participantes vão conhecer o valor da cultura africana através de símbolos de resistência. O percurso vai passar pela Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos do Recife, Monumento do Maracatu e de Zumbi dos Palmares, Pátio do Terço, Pátio de São Pedro, Praça da República e outros pontos. As saídas serão da Praça do Arsenal, às 9h, e da Praça da República, às 13h.
O circuito a pé será voltado às referências que a cidade faz a importantes nomes da música, poesia e luta em favor da cultura afro, entre eles Chico Science - artista referência do manguebeat, que mesclou elementos da cultura popular de influência africana com outras manifestações brasileiras, e é lembrado por uma estátua na Rua da Moeda - e Zumbi dos Palmares, líder quilombola homenageado no Pátio do Carmo.
O roteiro também vai relembrar Solano Trindade, poeta, folclorista, pintor, ator, teatrólogo, cineasta, operário e comerciário que deu destaque à cultura negra e suas tradições. Outro nome incluído é o de Badia, neta de africanos nascida no bairro de São José, que mudou-se criança para uma casa no Pátio do Terço, onde fez seu espaço de folias carnavalescas e religiosidade. Dona Santa, filha e neta de africanos, representante do baque-virado, zabumba e gonguê, e rainha do Maracatu da Nação Leão Coroado, também será homenageada neste roteiro, que vai visitar a Praça Vidal de Negreiros. O tour tem saída às 9h, da Praça do Arsenal.
Quem preferir fazer o passeio de bicicleta terá um roteiro pelo Centro. Com saída da Praça do Arsenal, às 9h, o percurso segue até o Baobá da Praça da República, passando pela Rua da Moeda. Os participantes vão passar ainda pela Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos do Recife, construída por irmandades de negros escravos, que abrigou cerimônias de corações de rainhas de maracatus, e pelos pátios do Carmo, São Pedro e Terço.
Os passeios são guiados e gratuitos. Para participar, é preciso se inscrever hoje, a partir das 9h, no www.olharecife.com.br. Os inscritos deverão levar um quilo de alimento não perecível.