° / °

Hospital Veterinário do Recife próximo a sair do papel

A unidade de saúde animal deve ser inaugurada, com atraso, no final deste ano. Obras estão bem adiantadas

Por

Do lado de fora, a unidade parece estar pronta. Foto: Henrique Souza/Esp.DP

Os donos de animais de estimação do Recife estão perto de ganhar uma nova opção para o tratamento dos seus bichos. O Hospital Veterinário do Recife, promessa de campanha do prefeito Geraldo Julio, deve ser inaugurado, com atraso, no final deste ano. Inicialmente, a obra estava prevista para ficar pronta em 2014. A unidade funcionará na Avenida Professor Estevão Francisco da Costa, no bairro do Cordeiro.


A reportagem do Diario esteve no local onde as obras estão ocorrendo e constatou que os trabalhos estão bem adiantados. A fachada do hospital já parece estar pronta, e há uma placa indicando que ali funcionará o Hospital Veterinário do Recife. Entretanto, um cadeado no portão impedia o acesso à parte de dentro do prédio. O terreno vizinho ao edifício, ainda que separado por um muro, também inspira cuidados, já que há muito lixo acumulado, e quando chove surgem poças de lama e focos de dengue. 

Segundo o agricultor Ivanilson Omena, morador do bairro, o trabalho já foi praticamente concluído. “Até ontem mesmo eles [os operários] estavam na parte de dentro do prédio, fazendo serviços de manutenção. Já vimos o pessoal trabalhar até de noite em alguns dias”, conta.  


De acordo com a Secretaria Executiva dos Direitos dos Animais, serão três ambulatórios, um laboratório, um depósito, sala de administração, sala de odontologia e vacinação, vestiário, sala de diagnóstico por imagem (raio X e ultrassom), sala de cirurgia, sala de pós operatório e recepção. O hospital, com orçamento em R$ 3,7 milhões, irá contar com 25 médicos veterinários que atuarão nas áreas clínica, cirurgia, anestesia, emergência, laboratório, radiografia e ultrassonografia. A estrutura conta com 4,3 mil metros quadrados, sendo 1,3 mil de área construída. Depois de inaugurado, serão atendidos cães e gatos, o que corresponde a 99% dos animais domésticos da cidade. Na primeira etapa, serão realizadas 90 consultas e 20 cirurgias por dia.