° / °

Campanha para recuperação de usuários de drogas conquista população no Centro do Recife

Ação aconteceu dentro das atividades do Dia Municipal de Combate às Drogas

Por

Ação aconteceu na região central do Recife. Foto: Renata Luz/Esp. DP
Com apenas 21 anos e muitos sonhos na bagagem, David decidiu pedir ajuda. Há oito meses, o jovem começou a fumar maconha, por influência de amigos, lembrou. Desde então, a boa relação que tinha com a família foi substituída por brigas constantes e ele se tornou dependente da droga. David abandonou as atividades que gostava e diz que perdeu o sentido da sua vida. Sem conseguir manter uma boa relação com a mãe e os dois irmãos, saiu de casa há uma semana e foi morar na rua, mas a saudade da família e a vontade de superar essa fase foi o despertar de David. “Esse mundo não é pra mim não. Eu estudo, faço versos, componho músicas. Quero  sair dessa e trabalhar com música”, conta o jovem. Na manhã desta sexta-feira, David escolheu um novo caminho: iniciou o tratamento para dependentes químicos no Núcleo de Recuperação da Associação Oásis da Liberdade (AOL).

A oportunidade de pedir ajuda veio através da campanha do Dia Municipal de Combate às Drogas, realizada pela AOL na Praça da Independência, a Pracinha do Diário, no centro do Recife. Os usuários e familiares que estiveram no local receberam orientações, conselhos e atendimento ambulatorial da equipe. Os que tiveram interesse iniciaram o tratamento no mesmo dia, passando por exames na Policlínica Gouveia de Barros, no bairro da Boa Vista, no Recife.

O tratamento da ONG dura cerca de seis meses e além de tratar a dependência, desenvolve a retomada do vínculo familiar e a reinserção no mercado de trabalho e na sociedade. David, que iniciou o tratamento ontem, sonha com o dia em que vai voltar para casa já recuperado e conseguir lutar pelo seu obejtivo na música. “Não quero voltar pra casa agora, vou buscar uma ajuda primeiro. Tenho que sair dessa para poder conseguir uma vida boa”, afirma.

A campanha conta com psicólogos, assistentes sociais, apresentações culturais dos grupos atendidos pelo núcleo de prevenção e panfletagem. Além disso, a novidade está no Expresso da Liberdade, um consultório itinerante que permite levar atendimento ambulatorial mais reservado para o usuário, evitando constrangimento para aqueles que antes tinham vergonha em recorrer à ONG para pedir ajuda. “O nosso objetivo é conscientizar sobre as consequências causadas pelas drogas e ajudar os usuários a abandoná-la. Se cada um de nós fizermos a nossa parte, conseguiremos desacelerar o crescimento das drogas”, afirma Adriana Eustáquio, coordenadora da ONG.

Adriana lembra ainda da importância do papel da família para a prevenção das drogas. “O diálogo é fundamental. Os pais tratarem com os filhos sobre as consequências das drogas vai blindar a criança e o adolescente de se envolver por falta de informação”, explica. O ônibus está em ação há cerca de um mês, e já esteve em ações no Pina, em Bola na Rede, em Campo Grande e estará neste sábado no bairro de Engenho do Meio.

Oásis da Liberdade

A Associação Oásis da Liberdade existe há 22 anos e surgiu com a necessidade de tirar as crianças dependentes da cola da rua. Hoje a associação estende o atendimento com a proposta de conscientização, resgate e reinserção dos usuários, por meio de  gurpos culturais, atendimentos ambulatoriais e comunidades terapêuticas. Após os seis meses de tratamento na Clínica de Recuperação, os pacientes passam ainda por mais seis meses de acompanhamento psicológico e ambulatorial semanalmente. Além disso, a ONG busca parcerias com empresas para garantir a reinserção no mercado de trabalho.