° / °

Multidão acompanha missa de encerramento da 320ª Festa de Nossa Senhora do Carmo

Arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido celebrou missa no final da tarde deste sábado, em seguida, fiéis saíram em cortejo pelas ruas do Centro do Recife

Por

Uma multidão ocupou a Praça e o Pátio do Carmo, na Região Centro, no final da tarde deste sábado para participar da missa campal celebrada pelo arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido, que encerrou a 320ª Festa de Nossa Senhora do Carmo, padroeira do Recife para os fiéis da Igreja Católica Apostólica Romana. Programada para as 16 horas, a missa começou com apenas 15 minutos de atraso e durou cerca de uma hora, sendo seguida pela tradicional procissão.

Por conta da aglomeração de religiosos a procissão enfrentou dificuldade para sair às ruas do Centro do Recife. Fiéis insistiam em se aproximar do andor enquanto a organização clamava para que se abrisse um corredor para que a imagem finalmente saísse, às 17h35, e fosse conduzida pelas avenidas Senhora do Carmo, Martins de Barros, Praça da República, Rua do Sol e Avenida Guararapes, para retornar à Basílica do Carmo.

Para todos que participavam da missa solene campal, com direito a tradução em Libras, e os que ouviam pelo rádio, dom José Saburido citou textos bíblicos, mas também cobrou que fossem lidos os documentos do Concílio Vaticano II (quatro constituições, nove decretos e três declarações), de 1965. O arcebispo falou sobre o tema da festa, a misericórdia, citando as chamadas “obras da misericórdia corporais”: Dar de comer a quem tem fome; dar de beber a quem tem sede; vestir os nus; dar pousada aos peregrinos; assistir aos enfermos; visitar os presos; enterrar os mortos.

Dom Fernando Saburido destacou ser um absurdo que ainda haja quem passe fome e citou o problema migratório da Europa pelos refugiados da fome, sede e guerras. “A Palavra de Deus deve ser a luz na vida de cada um”, o arcebispo conclamou os presentes à missa para saírem de lá dispostos a fazer missão, anunciar ao mundo que há esperança em Jesus Cristo.

Para a organização da Festa de Nossa Senhora do Carmo, 200 mil pessoas teriam comparecido. A Polícia Militar de Pernambuco (PMPE) informou que não divulga estimativa de público. Muitos dos que participaram da missa não acompanharam a procissão.Parte do público permaneceu no pátio para acompanhar o retorno da procissão e a apresentação do padre Damião Silva.