Vida Urbana

Seminário debate impacto local e novas regras de licenciamento ambiental

Objetivo é construir novas soluções para a proposta apresentada pelo Consema que muda as competências do estado e dos municípios

Representantes de órgãos ambientais de diversas cidades e instituições não governamentais, participam hoje, na Faculdade Frassinetti do Recife (Fafire), do Seminário de Licenciamento Ambiental nos Municípios. Em pauta, uma resolução que vem sendo elaborada pelo Conselho Estadual de Meio Ambiente (Consema) e define o que seria impacto local e as novas regras de licenciamento.

Aberto ao público, o evento tem como palestrantes a presidente da Agência Municipal de Meio Ambiente de Petrolina, Denise Lima; o secretário de Planejamento Urbano e Meio Ambiente de Olinda, Hélvio Polito; e o presidente da ANNAMA-PE - Associação Nacional dos Órgãos Municipais de Meio Ambiente e secretário-executivo de Controle Ambiental do Recife, Carlos Ribeiro. A ideia é que as discussões resultem em melhorias às propostas apresentadas nos últimos meses pela Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH).

O Consema já apresentou duas propostas com a definição do impacto local e das atribuições de licenciamento ambiental para os municípios e estado, que têm sido debatidas pelos técnicos. O documento inicial modifica a atuação do município para licenciar, por exemplo, ficaria a cargo da CPRH licenciar empreendimentos e atividades que estivessem situados em áreas estuarinas, ou simplesmente em que houvesse a necessidade de supressão de vegetação.

Atualmente, 14 municípios de diferentes regiões do estado realizam o próprio licenciamento ambiental, contando com as estruturas física e legal, além de quadro especializado de funcionários. São eles: Bonito, Cabo, Caruaru, Gravatá, Igarassu, Ipojuca, Jaboatão, Paranatama, Paulista, Petrolina, Recife, São José da Coroa Grande, Serra Talhada, Xexéu, Salgueiro, Olinda, Agrestina, Bezerros e Lagoa Grande.

Leia a notícia no Diario de Pernambuco
Loading ...