{{channel}}
Novo Recife volta a ser votado no CDU e Ocupe Estelita reage
Movimento contrário ao projeto marcou protesto na sede da PCR, onde conselho se reunirá

O Conselho de Desenvolvimento Urbano (CDU) da Prefeitura do Recife vai votar, nesta terça-feira, a aprovação ou não do projeto Novo Recife, que prevê a construção de 12 torres empresariais e residenciais no Cais José Estelita, entre a região central e a Zona Sul do Recife. O Movimento Ocupe Estelita, contrário a construção, fará um protesto na sede da prefeitura contra a votação.
A reunião acontece dias depois que o Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5ª) suspendeu a sentença que anulava o leilão do terreno por fraude e proibia a análise do projeto do Novo Recife pelo conselho. Para o Movimento Ocupe Estelita, trata-se de uma irresponsabilidade da gestão. “É irresponsável ética e politicamente aprovar um projeto que está sendo investigado pela Polícia Federal”, critica o membro do movimento, Leonardo Cisneiros.
Segundo ele, a aprovação no conselho é uma forma de fortalecer algo ilegal. “Quando aprova no CDU a prefeitura trata como fato consumado e não faz sentido garantir direito adquirido de algo que está sendo questionado. A prefeitura está se aliando ao Consórcio Novo Recife, a reunião não pode acontecer”, diz.
A prefeitura alega, no entanto, que caso o conselho aprove o projeto, não significa que terá autorização imediata para construí-lo, uma vez que a licença para a construção só é concedida diante de alguns fatores, incluindo documentação que ateste a regularidade do terreno. Neste caso, ainda com o projeto aprovado, o consórcio não conseguiria construir os prédios imediatamente.
A reunião acontece de manhã e às 7h o Ocupe Estelita fará um ato no local. Nesta segunda-feira, às 16h20, o movimento também faz um protesto, na Praça Olavo Bilac, na Rua do Hospício.