° / °

Metrô do Recife pode paralisar atividades na tarde deste domingo

Por

Por conta de atos de vândalismo de torcidas organizadas, o sistema de metrô do Recife pode interromper os serviços em qualquer momento na tarde deste domingo. Desde às 12h, os maquinistas do sistema já cruzaram os braços e os metrôs estão sendo conduzidos por supervisores. Se a segurança não for reforçada para o jogo do Sport contra o São Paulo, que ocorrerá na Arena Pernambuco às 16h ou se algum veículo for danificado, a ordem é fechar o sistema.

 

O Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Transportes Metroviários e Conexos do Estado de Pernambuco explica que os funcionários do sistema têm o direito de recusar trabalhar quando não são oferecidas condições mínimas de segurança. "Desde o ano passado existia um acordo entre patrões e trabalhadores sobre o aumento da segurança e isso não foi cumprido. O que vemos é arrastões, assaltos e todo o tipo de violência dentro das estações nos dias de jogo e, enquanto não for resolvida essa questão, indicamos aos funcionários que eles recusem operar", detalha Diogo Morais, presidente do sindicato dos metroviários.

A assessoria de comunicação do metrô afirma que o sistema espera um reforço de 104 políciais militares atendendo a um pedido da categoria. Os políciais deveriam chegar às estações por volta das 13h, mas houve atraso. Caso esse reforço não ocorra ou mesmo se houverem atos de vandâlismo que danifiquem os veículos, o sistema ficará fora de serviço até às 5h desta segunda-feira (20).

Ainda de acordo com a Companhia Brasileira de Trens Urbanos, com a PM, cada estação que possui terminal integrado terá a segurança reforçada. Dois ônibus de apoio estarão à disposição do efetivo. Os veículos ficarão estacionados nas estações Barro e Afogados. Um oficial também ficará no Centro de Comando e Policiamento, na sede da companhia, na Estação Werneck. Um segurança terceirizado ficará na cabine de cada trem.

 

Mais informações em instantes.