° / °

Motoristas desrespeitam mudanças no trânsito no Santa Isabel

Por

Foto: Reprodução/ WhatsApp

Morador do Alto Santa Izabel há 18 anos denuncia, pelo WhatsApp do Diario de Pernambuco, o desrespeito às regras de trânsito no Alto Santa Isabel, na zona norte do Recife. O filho do leitor, o servidor público Lenildo Paixão, foi atropelado por uma moto de 50 cilindradas que seguia na contramão e não obedecia à sinalização. O acidente aconteceu no dia 26 de maio, quando o pedestre atravessada a Avenida Malaco.

Em novembro de 2014, a Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) modificou a circulação de veículos no Alto Santa Isabel para melhorar o fluxo de ônibus no terminal do bairro. O binário é formado entre a Avenida Malacó e a Rua Santa Izabel, no trecho entre a Avenida Doutor Eurico Chaves e a Rua Alexandrino. A intervenção engloba também a formação de um pequeno binário entre o início da Rua Alexandrino e a Rua General Meira Barreto, para servir de ponto de retorno para os condutores. Também houve o ordenamento do tráfego na Rua Quatro de Março, no Alto do Mandu. A via tem estacionamento proibido dos dois lados.

A Avenida Malacó, que é mão dupla, passou a ser mão única no sentido Rua Alexandrino/Avenida Doutor Eurico Chaves. A via forma binário com a Rua Santa Izabel, que passou a ter a circulação apenas no sentido Avenida Doutor Eurico Chaves/Rua Alexandrino. Para facilitar a movimentação dos ônibus que circulam na localidade, a Companhia regulamentou a proibição de estacionamento das vias que compõem o binário. A Rua Santa Izabel tem proibição total em todo o lado direito e proibição com horário do lado esquerdo (das 7h às 19h de segunda a sexta-feira e de 7h às 14h no sábado), apenas no trecho que não faz parte do binário, que vai da Rua Alexandrino até o Largo de Casa Amarela. Já a Avenida Malacó tem o estacionamento proibido integralmente do lado direito e o lado esquerdo permanece com estacionamento liberado.

Em decorrência da ação, um binário de menor porte foi formado entre o trecho inicial da Rua Alexandrino, que deixa de ser mão dupla e passa a ter circulação no sentido Rua Santa Izabel/Avenida Malacó e a Rua General Meira Barreto, que passa a ser mão única no sentido Avenida Malacó/Rua Santa Izabel. O objetivo é proporcionar um ponto de retorno aos condutores que circulam na área e facilitar o acesso dos coletivos ao Terminal Alto Santa Isabel. Foi necessária a proibição total de estacionamento dos dois lados da Rua General Meira Barreto e do trecho que compõe o binário da Rua Alexandrino. A continuidade da Rua Alexandrino que permaneceu mão dupla também teve proibição total de estacionamento, mas a regra é válida apenas para os veículos particulares. Os ônibus podem parar.