° / °

Acompanhamos a emoção de um parto domiciliar; assista

Parto em casa requer critérios e planejamento. Gestante deve contratar equipe especializada e até preencher documento com expectativas

Por

Marília realizou, pela segunda vez, o sonho de dar à luz no conforto de seu lar, ao lado da família. Foto: Aline Ramos/DP/D.A Press
Durante a noite, Laura, 2 anos, tocou na barriga da mãe e disse: “Bebê, nasce logo!”. Ao acordar, seu pedido havia sido atendido. Ela encontrou o irmão Vicente nos braços da mãe. O mais novo integrante da família nasceu de parto natural, em casa. O DiariodePernambuco.com.br acompanhou o nascimento em uma videorreportagem.

Aos 31 anos, Marília Lupe realizou o sonho de parir, pela segunda vez, ao lado do marido, no aconchego do lar. “É em casa onde eu me sinto segura e tranquila”, enfatiza. Laura e Vicente nasceram na água. Marília contratou profissionais especializados e contou com equipamentos como banheira inflável, bola de ginástica (que auxilia durante as contrações), e banqueta de parto, onde a mãe pode sentar para facilitar a saída do bebê.

Antes de fazer um parto domiciliar, é preciso ficar atento ao planejamento e aos critérios recomendados pela Organização Mundial deSaúde (OMS) e Federação Internacional de Ginecologia e Obstetrícia (Figo).

“É necessário que seja uma gravidez de baixo risco e que haja um hospital a no máximo 30 minutos. Precisa haver também equipe treinada com enfermeiros, obstetras ou médicos de família que disponham de equipamentos para atender emergências maternas e neonatais”, explica a enfermeira obstetra Tatianne Frank. Ela faz parte do DeMáter, grupo que atende no Recife, em média, seis partos em casa por mês.

É recomendado também que a mulher faça um plano de parto detalhado. O documento estabelece as expectativas da mãe e os interesses ou desejos do casal para sua experiência de parto. “É importante a mulher estar em seu ambiente, com seu cheiro, sua comida, seus objetos”, reforça Tatianne. A enfermeira obstetra ainda orienta que os futuros papais interessados no parto domiciliar devem buscar informações em grupos de orientação para gestação, parto e pós-parto.

Serviço

Grupos de assistência ao parto

DeMatér

9933.2598/ 9942.7144/ 9838.0775/
demater.contato@gmail.com

Grupo Boa Hora
Rua Jacó Velosino, 101, Casa Forte, Recife
89604721/ 88631239/ 95511000/
boahora@institutonomades.org.br

Sádhana Yoga
Rua das Graças 178, Graças, Recife
9602 0471/ 9664 7831/ 9269 4187