{{channel}}
Sistema de abastecimento de Porto de Galinhas opera com 'bomba anfíbia'
Novo equipamento permitirá que abastecimento seja mantido mesmo quando houver inundações provocadas pelo alto nível do Rio Arimbi
O abastecimento de água nas praias de Porto de Galinhas, Muro Alto e Maracaípe vai passar por melhorias. A Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) instalou a primeira bomba anfíbia na Estação Elevatória de Porto de Galinhas, o que permite a distribuição de água mesmo quando houver inundações promovadas pelo alto nível do Rio Arimbi.
O período de cheias costuma ocorrer todo ano durante o inverno. Agora, o sistema opera com dois conjuntos de motorbomba - um convencional (centrífuga) e um anfíbio - fornecendo uma vazão de 43 litros de água por segundo.
Apesar da nova bomba, o abastecimento na localidade ainda não foi regularizado por conta de um estouramento na adutora que transporta água até a Estação de Tratamento de Água de Porto de Galinhas. A Compesa ainda irá instalar um segundo conjunto de bombeamento, que também funcionará em condição submersa e servirá como equipamento reserva.