° / °

Pesquisa mostra quais itens tecnológicos são mais desejados para 2016

Smartphones e carros elétricos ou híbridos aparecem no topo da lista

Por

Aparelhos de som e câmeras digitais foram considerados supérfluos. Foto: Reprodução/Japanexperterna.se/Flickr.

Segundo uma pesquisa realizada pelo Instituto Datafolha, a pedido do Instituto de Engenheiros Elétricos e Eletrônicos (IEEE), os smartphones lideram a lista dos itens tecnológicos mais influentes para 2016. Segundo a amostra, 25% dos entrevistados consideram o celular como o produto mais relevante.

Em substituição a itens como câmera digital, aparelhos de músicas e até notebooks, considerados supérfulos pelos entrevistados, os celulares inteligentes aparecem com resultados semelhantes em todas as regiões do país e aponta 26% no Nordeste. Em seguida, o indicador mostra os aplicativos de saúde como a segunda tendência mais importante. Em terceiro lugar aparecem empatados tablets e carros elétricos ou híbridos com 18% das previsões.

"Estes indicadores reforçam a crescente preocupação da população com o monitoramento da saúde e do bem estar e que enxergam as novas tecnologias como importantes aliadas por mais qualidade de vida e saúde", destaca o membro sênior do IEEE no Brasil, Raul Colcher.


O levantamento foi feito entre os dias 23 e 27 de novembro, teve 2.074 entrevistas com pessoas a cima dos 16 anos. Segundo indica a amostra, 35% das citações feitas pelos mais jovens, lembram do smartphone. Outra situação revelada foi a dificuldade por parte da população com menor escolaridade, renda mais baixa ou mais idade, de apontar as tendências. Cerca de 17% afirmou não saber o item mais desejado em 2016 e 26% disse não saber o que seria supérfluo.