° / °

Supercomputador chinês é o mais rápido do mundo

O Tianhe-2 pertence à Universidade Nacional de Tecnologia de Defesa da China e ocupa o posto de máquina mais veloz pelo quinto semestre seguido

Por

Supercomputador é o mais rápido do mundo pelo quinto semestre seguido. Foto: Sam Churchill/Flickr/Reprodução

O computador mais rápido do mundo continua na China. A lista TOP500, que mede o desempenho das máquinas mais velozes que existem, foi atualizada e o campeão continua sendo o Tianhe-2. O supercomputador pertence à Universidade Nacional de Tecnologia de Defesa da China, em Guangzhou, e está na topo do ranking pelo quinto semestre seguido.

O Tianhe-2 é capaz de atingir a velocidade de 33,86 petaflop por segundo. Um “flop” é a unidade para operações de ponto flutuante por segundo (ou floating point operations per second). Pontos flutuantes dizem respeito à quantidade de operações e cálculos de processamento que um computador é capaz de fazer em um segundo. 

A máquina possui quase o dobro da velocidade do segundo colocado, com 17,59 petaflops. O vice-campeonato ficou com o Titan, utlizado no Laboratório Nacional de Oak Ridge do Departamento de Energia dos Estados Unidos. No entanto, o Titan é o supercomputador que apresenta a maior eficiência no uso de energia.

As primeiras colocações da lista são de computadores de países como Estados Unidos, China, Europa e Japão. Uma das novidades é a presença do Shaheen II, da Universidade Rei Abdullah de Ciência e Tecnologia, construído recentemente no Oriente Médio.

O país com o maior número de supercomputadores no ranking é ocupado pelos Estados Unidos, com 233 máquinas. Apesar disso, essa liderança é a menor dos últimos 45 testes. O computador brasileiro mais bem colocado é o Santos Dumont, do Laboratório Nacional de Computação Científica, que chega à velocidade de 456,8 teraflops, na 148ª colocação.

Abaixo você confere um vídeo com mais informações sobre o Tianhe-2: