° / °

Robô é aprovado em teste de consciência nos Estados Unidos

Resultados afirmam que máquinas serão muito mais úteis para os seres humanos

Por

Um dos robôs foi capaz de resolver o teste. (Foto: Reprodução/YouTube)

Cientistas especializados em robótica do Instituto Politécnico Rensselaer, em Nova York, realizaram um teste de auto-consciência com três robôs - e um deles foi aprovado.

O teste, conhecido como "Wise Men Puzzle" ("quebra-cabeças dos sábios"), consiste na história de um rei fictício que pretende escolher um novo conselheiro, selecionando as três pessoas mais sábias do reino para o concurso.

O roteiro do teste é o seguinte: "O rei colocou um chapéu em cada uma das cabeças dos sábios, de forma que cada um pudesse ver todos os outros chapéus, mas nenhum deles poderia ver o seu próprio. Cada chapéu era branco ou azul. O rei deu sua palavra aos sábios que pelo menos um deles estava usando um chapéu azul - em outras palavras, pode haver um, dois, ou três chapéus azuis, mas não zero. O rei também anunciou que o concurso seria justo para os três homens. Os sábios também foram proibidos de falar uns com os outros. O rei declarou que o primeiro homem que se levantasse e acertasse a cor de seu próprio chapéu, se tornaria seu novo consultor".

Os cientistas do Instituto adaptaram o teste para o trio de robôs, dois dos quais foram informados de que tinham recebido uma "pílula-amordaçamento", que os impediu de falar antes de todos os três serem questionados sobre qual era ainda capaz de dizer algo.

Os três robôs inicialmente não puderam resolver o problema e disseram "eu não sei", mas quando apenas um deles fez o barulho, o robô em questão ouviu a sua própria voz e, em seguida, falou "desculpe, agora eu sei".

Os roboticistas perceberam que a conclusão deste teste simples dificilmente significa, como a New Scientist disse, "escalar os montes de consciência". Mas o líder da equipe, Selmer Bringsjord, disse que, ao passarem por muitos testes desta natureza, robôs vão construir um repertório de habilidades que os tornarão muito mais úteis para os seres humanos.

Confira o vídeo do teste: