A Gota é uma doença reumática caracterizada pelo aumento do nível de ácido úrico no sangue. O ácido úrico deposita-se nas articulações e causa surtos de artrite aguda. Nem todas as pessoas com o ácido úrico elevado desenvolvem a gota, a grande maioria dos casos ocorre em homens a partir dos 30 anos de vida. Sem o tratamento, a doença pode evoluir para artrite crônica e causar sequelas articulares irreversíveis, com comprometimento da mobilidade física.
''Não há cura para a Gota, mas é possível controlar a doença com o tratamento adequado recomendado por um médico reumatologista e/ou um clínico geral'', explica o reumatologista do Hospital Jayme da Fonte, Alzírton Freire. O tratamento é realizado com orientações para a manutenção de um estilo saudável de vida e com o uso de medicamentos para normalizar o nível do ácido úrico no sangue.
O excesso pode ser causado pela deficiência de uma enzima responsável pela eliminação do ácido úrico pelos rins e/ou pelo uso de medicamentos diuréticos e/ou ácido acetilsalicílico, que também podem levar à diminuição da excreção renal do ácido úrico. Outros fatores predisponentes são a obesidade e o sedentarismo.
A artrite aguda caracteriza-se por inchaço e dor intensa em geral acometendo a articulação do dedão do pé. Uma crise pode durar de três a dez dias, pode ser desencadeada pelo ingestão excessiva de álcool, trauma local ou pode ocorrer sem fatores desencadeantes evidentes. Sem o tratamento, o intervalo entre as crises pode diminuir e poderá haver evolução para artrite crônica. O diagnóstico é realizado através da história clínica, do exame físico e com o auxílio dos exames complementares.
''É possível manter uma boa qualidade de vida com o tratamento adequado. É essencial adotar um estilo saudável de vida, com a manutenção do peso corporal, a prática de exercícios físicos, a ingestão moderada de bebidas alcoólicas'', finaliza o especialista.
Referência no atendimento de urgência e emergência, inclusive na área de reumatologia, o Hospital Jayme da Fonte conta com uma equipe médica de excelência, além do diferenciado atendimento focado na humanização. A unidade dispõe, ainda, de um moderno centro diagnóstico de imagem, com equipamentos de última geração que garantem conforto e segurança para os pacientes.
Leia a notícia no Diario de Pernambuco