{{channel}}
Medicina Regenerativa tem foco inédito no Congresso Pernambucano de Ortopedia
Pela primeira vez em um Congresso da Sociedade Brasileira de Ortopedia, aulas sobre Medicina Regenerativa serão ministradas
Na próxima sexta-feira (15), a Medicina Regenerativa ganha destaque na programação do V Congresso Pernambucano de Ortopedia e Traumatologia em formação profissional realizada no stand da Re9. A modalidade de tratamento ainda dá seus primeiros passos no Brasil e estará representada por médicos e professores do Brazilian Institute of Regenerative Medicine (BIRM), também responsáveis pela pós-graduação em Medicina Regenerativa Orthoregen, que tem como ênfase as aplicações em ortopedia.
Mas, afinal, o que é Medicina Regenerativa? Antes chamado de engenharia celular, o tratamento tem em seu cerne a terapia celular, isto é, substituir ou regenerar células, tecidos ou órgãos com o objetivo de tratar, melhorar e reparar até a eventual cura ou amenização de condições crônicas, autoimunes dentre outras. As substâncias ricas em células e/ou fatores de crescimento são coletadas do corpo do próprio paciente na tentativa de tratar lesões musculares, ósseas, tendinosas, articulares e até neurais.
“A Medicina Regenerativa é uma nova área que nos permite encontrar novas ferramentas para tratar as doenças mais desafiadoras . No Brasil, a Medicina Regenerativa segue em regime de Pesquisa Clínica mostrando resultados bastante promissores no tratamento de vários tipos de lesão do corpo, com destaque no tratamento das feridas crônicas como no caso do pé diabético e das úlceras de origem vascular. O destaque maior tem sido para a pesquisa clínica com os pacientes paraplégicos e tetraplégicos, portadores de lesões neurológicas da medula espinhal” explica o médico ortopedista e presidente do BIRM, José Fábio Lana, um dos tutores que participam do evento.
Mesmo assim, a Medicina Regenerativa está longe de ser apenas uma reposição celular para tratar, por exemplo, de osteoporose ou lesões em tendões e articulações. A técnica engloba diferentes áreas da saúde como essenciais para o tratamento, como métodos para um sono adequado, alimentação saudável acompanhada de dieta e exercício físico, até a investigação de deficiências em vitaminas essenciais para o ser o humano.
“Uma patologia que se beneficia muito com o preparo do intestino, que é parte do preparo do solo, seria de forma bem simplista a osteoporose. O intestino inflamado por má alimentação e deficiência de nutrientes essenciais têm uma menor absorção de cálcio, por exemplo, que é essencial para a recuperação do tecido ósseo em pacientes de osteoporose”, explica o médico ortopedista Lucas Leite, um dos professores convidados que participará do evento
No Congresso Pernambucano de Ortopedia e Traumatologia, a programação dedicada ao tópico começa às 14h e segue até às 18h30. A formação conta com discussão de casos clínicos, apresentação das aplicações de células para os tratamentos e como coleta-las do paciente, ainda passando pela preparação do solo e casos específicos, como lesões medulares e estomacais.
“Tendo em vistas do crescimento e procura da medicina em relação à Medicina Regenerativa, que é uma especialidade que vem crescendo muito no mundo inteiro nos últimos anos e aqui no Brasil, a expectativa é que haja uma forte adesão dos ortopedistas durante o Congresso, pois é uma visão diferente, inovadora de encarar algumas lesões crônicas no campo ortopédico”, destaca o médico José Luis Peres, um dos ortopedistas pernambucanos que se especializou em medicina regenerativa.
Pós-graduação Orthoregen
Orthoregen é um curso registrado e aprovado por órgãos nacionais e internacionais como American Board Regenerative Medicine, American Academy Regenerative Medicine e Associação Brasileira de Pesquisa em Medicina Regenerativa.
O Orthoregen passou a ser reconhecido pelo MEC como Pós-graduação Lato Sensu, além das Certificações nacionais e internacionais já reconhecidas, assim como, Fellowship Americano.
O curso catalisa novas terapias que impulsionaram o desenvolvimento científico dos últimos anos, gerando resultados expressivos para o avanço da medicina no Brasil, assim como, para a evolução dos pacientes tratados.
V Congresso Pernambucano de Ortopedia e Traumatologia
A Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT) Regional Pernambuco realiza congresso com ortopedistas residentes, fisioterapeuta e estudantes destas áreas. Nesta edição, as patologias traumáticas e degenerativas em todas as subespecialidades e áreas de atuação, e com uma visão multidisciplinar, serão enfatizadas.
O evento acontece nos dias 14,15 e 16 de setembro e conta com grade científica de vários representantes locais e convidados de todo o Brasil.
SERVIÇO:
V Congresso Pernambucano de Ortopedia e Traumatologia -Discussão sobre Medicina Regenerativa realizada pela Re9.
Onde: Beach Class Convention by HÔM (R. Maria Carolina, 661 - Boa Viagem)
Quando: 15/09 (Sexta-feira)
- 14h: Fábio Lana - Ortobiológicos;
- 14:40: Discussão de casos
- 15h: Lucas Leite - Preparo de Solo;
- 15:30: Discussão; 2 casos clínicos.
- 16h: Coffee Break;
- 16:30: Rafael Macedo - Fração Estromal vascular SVF;
- 17h: Discussão; 2 casos clínicos
- 17:30: Douglas Santos- Spine; lesão medular uma proposta regenerativa
Incrições no site: ortopediaetraumatologiape.com.br