Cadernos

DP+

Blogs

Serviços

Portais

Politica

Vereadores iniciam nova legislatura na Câmara Municipal do Recife

Prefeito João Campos apresentou relatório de realizações do Executivo no último mandato


“Mais do que um espaço de formulação de leis, esta casa deve ser o lugar da escuta, do debate e do respeito ao contraditório. E respeitar não é apenas tolerar, mas compreender as particularidades de cada decisão tomada. É crescer a partir da opinião do outro, sabendo que os interesses da cidade vão além da situação ou da oposição. A nossa bandeira é uma só e o nosso compromisso é com o Recife”, discursou.

O presidente da Câmara, Romerinho Jatobá (PSB), espera que a Casa José Mariano tenha protagonismo nas decisões tomadas na capital pernambucana.

“Temos uma Câmara renovada, com vereadores que chegam para se juntar àqueles que conseguiram a reeleição, e tenho certeza de que vão dar muito retorno à cidade com uma pauta propositiva, podendo colocar a Câmara como protagonista das discussões do Recife", afirmou.

"Podemos manter o ritmo acelerado, batendo recordes de proposições legislativas, tendo uma grande produção e celeridade nos projetos importantes. As pessoas da nossa cidade têm pressa e precisamos corresponder às expectativas", complementou.

O líder da oposição, Felipe Alecrim (Novo), garantiu que sua bancada não será inimiga da prefeitura, mas cobrará transparência e o cumprimento das promessas.

“Nosso papel não é construir uma política do caos, do quanto pior melhor, mas também não vamos aprovar qualquer projeto que chega do Executivo. Não vamos tolerar a velha prática da política que insiste em promessas vazias, ações e projetos que não saem do papel”, disse.

“Não aceitaremos que o povo do Recife pague pela ineficiência e falta de planejamento. Vamos fiscalizar com rigor cada centavo do orçamento, cada contrato firmado, cada promessa feita. A oposição não é inimiga da prefeitura, muito pelo contrário. Nosso papel é garantir que a Prefeitura seja transparente”, acrescentou.

Ainda, Alecrim agradeceu aos parlamentares que compõem a bancada, mais ideológicos se comparados à legislatura anterior, e que podem dificultar a vida de João Campos na Câmara. São eles Davi Muniz (PSD), Gilson Filho (PL), Eduardo Moura (Novo), Thiago Medina (PL), Alef Collins (PP), Fred Ferreira (PL) e Paulo Muniz (PL).

O líder do governo, Samuel Salazar (MDB), reforçou o compromisso com a verdade e com o debate republicano apesar das divergências.

“É natural que existam divergências, e o debate faz parte da democracia. Mas que ele seja sempre pautado, na verdade e no compromisso com a nossa cidade. Não podemos tolerar a disseminação de notícias falsas em busca de curtidas nas redes sociais. Isso apenas divide e prejudica a nossa população. Precisamos construir pontes, não muros”, discursou.

Relatório de gestão

Na solenidade, o prefeito João Campos apresentou o relatório da gestão anterior. O socialista relembrou o início do mandato durante a pandemia de Covid-19, e celebrou o Conecta Recife como referência da digitalização da capital. O aplicativo foi peça chave para o agendamento da vacinação na cidade.

Entre as conquistas da gestão, o prefeito citou a rede Compaz, a implementação das USF%2b, a duplicação de vagas de creche, o recorde de alfabetização no tempo certo, o embarque digital, o intercâmbio de alunos da rede municipal, os 70% dos investimentos realizados pela gestão endereçados à periferia da cidade, e as novas pontes e praças entregues e em obras.

“Sigamos em frente, com escuta ativa para compreender os anseios das pessoas, acreditando na inovação e necessidade de sermos cada vez mais precisos no momento das entregas, como o eixo transversal de nossas ações, no desenvolvimento urbano como chave para mais qualidade de vida, e no crescimento econômico sustentável, que preserva a natureza, gera oportunidades e reduz desigualdades”, afirmou.

Leia a notícia no Diario de Pernambuco