Com nota A%2b no conjunto de indicadores que formam a avaliação de Capacidade de Pagamento (Capag) da Secretaria do Tesouro Nacional, o município do Jaboatão dos Guararapes se destaca na Região Metropolitana do Recife como um dos mais saudáveis financeiramente e seguros do Estado para contrair novos empréstimos junto às instituições financeiras com garantia da União. Essa conquista, referente à última divulgação de 2024, garante à cidade um selo de aprovação entre estados e municípios para realizar operações de crédito, facilitando, inclusive, o acesso a financiamentos com juros mais baixos.
Para determinar o Capag, o cálculo utiliza três indicadores: endividamento, poupança corrente e índice de liquidez. A partir desses resultados, é determinado o diagnóstico da saúde fiscal e do grau de solvência (capacidade de honrar os pagamentos) do ente federativo. "É por meio de resultados como esse que nós podemos pleitear novas operações de crédito para investir em políticas públicas para a população do Jaboatão. Esse último diagnóstico das nossas contas só reforça o quanto a nossa cidade está com a balança financeira em dia e temos a capacidade de atrair novos investimentos através dessas operações de crédito", avaliou o prefeito Mano Medeiros.
Para Mano Medeiros, essa capacidade de endividamento se reflete diretamente no fortalecimento do desenvolvimento econômico do Jaboatão dos Guararapes. "Com as obrigações em dia, e a possibilidade de novas fontes de financiamento, fortalecemos o investimento em ações para a cidade com a contratação de empresas e a geração de novos postos de trabalho e de renda para a população. É uma cadeia que gira a economia do município, possibilitando a construção e requalificação de equipamentos públicos onde toda a população é beneficiada", destacou Mano Medeiros.
"Essa nota A fortalece o trabalho do prefeito Mano também na área de atração de novas empresas e reforça o compromisso da gestão municipal em garantir com que Jaboatão siga nesse caminho do desenvolvimento a longo prazo, olhando para as grandes, médias e pequenas empresas impactadas direta e indiretamente com essas possibilidades vantajosas que o município tem de contrair novas operações de crédito para investir nos mais diferentes segmentos da administração pública", declarou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo, Cultura e Esportes do Jaboatão, Roberto Abreu e Lima.
Para o município, o selo A Capag é um grande indicativo para os empresários de que a Gestão da Prefeitura é fiscalmente responsável, se constituindo em um fator importante na escolha do território para novos investimentos.
Leia a notícia no Diario de Pernambuco