O prefeito reeleito do Recife, João Campos (PSB), e o vice-prefeito Victor Marques (PCdoB) tomaram posse nesta quarta-feira (1º), na Câmara Municipal do Recife. A data também marcou a cerimônia de posse dos 37 parlamentares da cidade e a votação para escolha dos representantes da Mesa Diretora da Casa José Mariano para o biênio 2025-2026.
Em seu segundo mandato, João Campos (PSB) assume a Prefeitura do Recife para os próximos quatro anos (2025-2028) eleito com 78% dos votos da população. Durante o seu discurso, o prefeito destacou que a educação será prioridade no seu novo mandato. “A gente vai triplicar o número de vagas de creches, vamos intensificar o embarque digital e o vamos avançar na alfabetização. O Recife não vai parar até ter a melhor educação pública das capitais brasileiras”, disse. João Campos também destacou o investimento em obras de morro e de infraestrutura com a da Ponte do Cordeiro.
“Terei um diálogo sempre harmônico entre os poderes, respeitando o papel de todos, saudando a nossa base de sustentação do governo, a bancada do PSB, a maior da hóstia da Câmara dos Vereadores do Recife, com 15 membros”, destacou.
O prefeito apontou ainda que “A existência da oposição é um símbolo de que a gente vive em uma democracia. Que essa oposição também possa ter um papel atuante, com responsabilidade e respeito. Da minha parte, não faltará respeito e diálogo”, concluiu.
Na cerimônia de posse marcaram presença no plenário os representantes da Mesa Diretora, além do deputado federal Pedro Campos (PSB), a deputada federal Tábata Amaral (PSB) e a mãe de João Campos, Renata Campos.
O vereador Felipe Alecrim (Novo), líder da oposição à gestão do prefeito, apontou a sua expectativa para a atuação do legislativo nos próximos anos. “Será um legislativo bem atuante do ponto de vista da fiscalização daquilo que precisa e deve ser entregue à população do Recife. Temos um quadro extremamente qualificado que vai realizar um trabalho que é indispensável, de legislar e fiscalizar em favor da cidade e da vida do recifense”, afirmou.
Eleição da Mesa Diretora
Para a instalação do legislativo e eleição da nova Mesa Diretora, assumiram provisoriamente a comissão, os vereadores mais votados da capital, Romerinho Jatobá (PSB), como presidente, Aderaldo Pinto (PSB) e Gilson Machado Filho (PL), como primeiro e segundo secretários.
Neste ano, a Câmara da capital pernambucana empossou 37 cadeiras, duas a menos que na antiga composição. A diminuição das vagas aconteceu em função da redução da população recifense apontada pelo Censo de 2022. O mesmo aconteceu em outros 12 municípios.
Vereadores que tomaram posse para mais um mandato
Romerinho Jatobá (PSB);
Aderaldo Pinto (PSB);
Andreza Romero (PSB);
Natalia de Menudo (PSB);
Eriberto Rafael (PSB);
Liana Cirne (PT);
Felipe Francismar (PSB);
Carlos Muniz (PSB);
Samuel Salazar (MDB);
Marco Aurélio Filho (PV);
Davi Muniz (PSD);
Fred Ferreira (PL);
Cida Pedrosa (PCdoB);
Zé Neto (PSB);
Luiz Eustaquio (PSB);
Hélio Guabiraba (PSB);
Fabiano Ferraz (MDB);
Wilton Brito (PSB);
Paulo Muniz (PL);
Alcides Teixeira Neto (Avante);
Professora Ana Lúcia (Republicanos);
Rodrigo Coutinho (Republicanos);
Junior Bocão (PSD);
Felipe Alecrim (Novo);
Tadeu Calheiros (MDB);
Gilberto Alves (PRD).
Novos vereadores do Recife
Gilson Machado Filho (PL);
Rinaldo Junior (PSB);
Agora é Rubem (PSB);
Eduardo Mota (PSB);
Flávia de Nadegi (PV);
Thiago Medina (PL);
Júnior De Cleto (PSB);
Kari Santos (PT);
Jô Cavalcanti (PSOL);
Alef Collins (PP);
Eduardo Moura (Novo).
Nova composição
A nova composição é composta por treze partidos. Cinco deles aumentaram sua representatividade na Câmara: o PSB passou de 13 para 15 cadeiras; o PL, de três para quatro; o MDB, de duas para três; o Novo e o Republicanos, de uma para duas; e o PP conquistou uma vaga.
Já o PRD e o Avante permanceram com uma cadeira na Casa, e tiveram seus vereadores reeleitos. O Psol também permaneceu com a vaga, mas com a mudança do representante, Jô Cavalcanti, no lugar de Ivan Moraes.
A Federação PT/PV/PCdoB perdeu um vereador, passando de seis para cinco e o PSD passou de quatro para dois.
Os vereadores Marco Aurélio Filho (PV) e Andreza Romero (PSB) irão se licenciar do cargo para assumir a Secretaria de Direitos Humanos e Juventude e a chefia do Gabinete de Proteção e Defesa dos Animais do Recife, respectivamente. No lugar de Marco Aurélio, assumirá o primeiro suplente da federação PT/PCdoB/PV, Osmar Ricardo e de Andreza Romero, Chico Kiko, primeiro suplente do PSB.
Presidência da Câmara
Depois da cerimônia de posse dos parlamentares foi realizada a eleição para a presidência da Câmara e para os representantes da Mesa Diretora. O vereador Romerinho Jatobá (PSB) foi eleito o presidente para o biênio 2025-2026, com 36 votos. Os eleitos para os outros cargos da Comissão Executiva, que ficará à frente da Câmara Municipal do Recife, também tiveram a maioria dos votos dos vereadores.
Para o presidente da Câmara, Romerinho Jatobá (PSB), ter a maioria dos votos dos vereadores da casa é reflexo do reconhecimento do seu trabalho. “A maioria dos vereadores já conheceram o trabalho que a gente vem fazendo enquanto presidente deste Poder. Há quatro anos a gente divide esta casa, podemos aproximar o legislativo do cidadão recifense. Fizemos diversas investimentos na estrutura da câmara, informatizamos todo o processo legislativo e tivemos um grande avanço na produtividade legislativa dos vereadores. em formato dos ambos todo o processo legislativo e vemos um grande avanço na produtividade Legislativa dos vereadores”, disse.
Romerinho Jatobá reforçou também o trabalho de controle e acompanhamento dos trabalhos da atual gestão pelos vereadores da Câmara, mesmo com o seu partido (PSB) liderando a bancada. “Nós fomos base desde que entramos aqui e nunca deixamos de cumprir nosso trabalho. Diversas comissões foram criadas com o intuito de aproximar a fiscalização do poder executivo e é o que a gente vai continuar fazendo.”, confirmou.
Confira a nova Mesa Diretora:
Presidente: Romerinho Jatobá (PSB)
1º Vice-presidente: Zé Neto (PSB)
2º Vice-presidente: Ana Lúcia (Republicamos)
3º Vice-presidente: Aderaldo Pinto (PSB)
1º Secretário: Eriberto Rafael (PSB)
2º Secretário: Cida Pedrosa (PCdoB)
3º Secretário: Fred Ferreira (PL)
1º Suplente: Fabiano Ferraz (MDB)
2º Suplente: Gilberto Alves (PRD)