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Atritos internos contribuíram para Alexandre Schneider deixar Secretaria de Educação
Ex-titular também encontrou entraves para reformular equipe ligada às bases de Raquel Lyra em Caruaru
O pivô do atrito interno teria sido o secretário-executivo de Administração e Finanças, Gilson Filho, que assume interinamente a SEE-PE. Ex-procurador e ex-secretário de Administração de Caruaru, o advogado foi um dos nomes que a governadora trouxe consigo quando assumiu o Governo do Estado.
O Diario de Pernambuco apurou que Schneider estaria insatisfeito, principalmente, com a falta de celeridade da equipe liderada por Gilson Filho para fazer licitações. A compra de merendas escolares, em especial, era um ponto de tensão entre os gestores.
[SAIBAMAIS]
O desgaste levou Schneider a solicitar uma reformulação da Secretaria à governadora Raquel Lyra. A tucana teria dado carta branca ao ex-secretário para conduzir as mudanças de pessoal, mas ele encontrou entraves para mexer em funcionários sob o ‘guarda-chuva’ de Gilson Filho.
A gota d’água teria sido uma matéria, divulgada pelo Blog do Magno, sobre contratos emergenciais para a compra sem licitação de merendas para 135 escolas da rede estadual, problema que teria sido alertado por Schneider, mas não foi resolvido.
Leia a notícia no Diario de Pernambuco
Carta de exoneração
Em carta enviada à governadora, obtida pelo Diario de Pernambuco, Schneider cita “valores inegociáveis, pessoal e profissionalmente” entre as razões por trás da saída, e reforça a dificuldade de se distanciar da família enquanto sua esposa trata de um câncer na capital paulista.
“Como disse à senhora quando me convidou, 4 meses antes de efetivamente assumir o cargo, seria muito difícil para mim deixar minha família. Agora, passados 6 meses e sentindo que os projetos da secretaria foram destravados, sinto que é hora de voltar. Como a senhora sabe bem, há valores que são inegociáveis para mim, pessoal e profissionalmente”, escreveu o então secretário.
Leia a carta na íntegra:
Prezada Governadora Raquel Lyra,
Escrevo para lhe comunicar meu desejo de voltar à São Paulo e, portanto, deixar a honrosa posição de secretário estadual de educação de Pernambuco.
Como disse à senhora quando me convidou, 4 meses antes de efetivamente assumir o cargo, seria muito difícil para mim deixar minha família. Agora, passados 6 meses e sentindo que os projetos da secretaria foram destravados sinto que é hora de voltar. Como a senhora sabe bem, há valores que são inegociáveis para mim, pessoal e prossionalmente.
Entendo que esses 6 meses foram frutíferos: a licitação das creches foi destravada, o estado voltará a distribuir fardamento aos estudantes, teremos mais 18 escolas funcionando em período integral e 62 escolas passam da jornada de 35h para jornada de 45h.
Neste curto período, conseguimos reduzir o abandono escolar e a reprovação. Há uma alternativa para solução da conectividade da rede, substituímos mobiliários dos estudantes, realizamos a formação dos gestores, integramos o trabalho dos analistas e educadores de apoio, deixamos garantida a compra de mais 1.000 ônibus escolares, distribuímos laboratórios móveis para as escolas e computadores para os professores, redesenhamos o Investe Escola, georreferenciamos a matrícula escolar pela primeira vez no estado, a nova licitação de manutenção de escolas é uma realidade próxima, com uma ampliação signicativa dos recursos a serem investidos e o contrato de reforma do Liceu será assinado, trazendo de volta à Pernambuco um patrimônio cultural e educacional importante.
Tiramos do papel o TrilhaTec e já temos mais de 8 mil vagas previstas para este ano na área de tecnologia, que serão adicionadas as mais de 5 mil criadas durante meu período curto na secretaria de educação. Todos os laboratórios das ETEs serão equipados pelos gestores. Nossos maestros de bandas poderão nalmente receber por seu trabalho e o projeto de abertura de escolas no m de semana está pronto é com recursos garantidos.
Pernambuco tem uma nova matriz curricular para o ensino médio, após consulta abrangente aos estudantes e prossionais da rede. A organização curricular, construída de forma participativa, será mais forte, inovadora e mais focada no interesse dos estudantes.
A área de pessoal, para minha surpresa, não tinha a informação da formação dos professores da rede - e portanto, não era possível projetar o dimensionamento adequado ao bom funcionamento das escolas. Construímos um sistema que liga bancos de dados e possibilita o dimensionamento real da rede e seu provimento adequado.
A partir de nossa sugestão, estudos e propostas, foi aprovada a Lei que garantirá que todos os estudantes de Pernambuco tenham um tênis adequado para frequentar a escola ainda este ano.
Desejo à senhora sucesso e muitas entregas nos próximos dois anos.
Atenciosamente,
Alexandre Schneider